Topo

Fóssil de mamífero que viveu há 55 milhões de anos será resgatado no Rio

Réplica do mamífero xenungulado, que viveu há cerca de 55 milhões de anos e se parecia com uma anta, segundo pesquisadores responsáveis pela descoberta - Divulgação/Prefeitura de Itaboraí
Réplica do mamífero xenungulado, que viveu há cerca de 55 milhões de anos e se parecia com uma anta, segundo pesquisadores responsáveis pela descoberta Imagem: Divulgação/Prefeitura de Itaboraí

Do UOL, no Rio

29/08/2014 04h00

Uma equipe de pesquisadores vai resgatar nesta sexta-feira (29) o fóssil de um animal pré-histórico no Parque Paleontológico Municipal de São José, em Itaboraí, no Rio de Janeiro. Trata-se do xenungulado --Carodnia vieirai--, que viveu há cerca de 55 milhões de anos e se parecia com uma anta (corpo e dimensões). A informação foi divulgada nesta quinta-feira (28) pela Prefeitura de Itaboraí.

Os especialistas estimam que o fóssil encontrado seja de um animal que viveu à época da formação da Bacia de Itaboraí. Ainda de acordo com os responsáveis pela pesquisa, esse é o maior mamífero do período Paleoceno já localizado na América do Sul.

O material será levado para o Laboratório de Preparação de Macrofósseis da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). A prefeitura informou que os ossos estão presos a uma rocha e que só será possível desmembrar o material com o auxílio de ferramentas da universidade.

Na universidade, onde já existe uma réplica do esqueleto do mamífero, o fóssil será reconstituído em substituição à réplica. Após esse trabalho, ele seguirá para o museu do Parque Paleontológico de Itaboraí, onde ficará exposto para observação pública.

Participarão do trabalho de retirada do fóssil a paleontóloga Lilian Bergqvist, da UFRJ, e sua equipe, além do subsecretário municipal de Meio Ambiente de Itaboraí, André Pereira, e o gerente do Parque, o biólogo Luís Otávio Castro, responsável pela descoberta. Em caso de chuva, a atividade será adiada para a segunda-feira (1º de setembro).