Topo

Saguis mostram capacidade de aprendizado ao resolver enigma da banana

Macacos submetidos a vídeo conseguiram pegar a banana dentro da caixa - Tina Gunhold/University of Vienna/Divulgação
Macacos submetidos a vídeo conseguiram pegar a banana dentro da caixa Imagem: Tina Gunhold/University of Vienna/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

04/09/2014 05h00

Saguis selvagens são capazes de aprender não apenas com membros da família, mas com macacos desconhecidos da mesma espécie, demonstrou um experimento que fimou animais em uma porção da Mata Atlântica, localizada no município de Aldeia, na região metropolitana do Recife (Pernambuco). O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade de Viena, na Áustria, publicado na Biology Letters, da Royal Society.

A pesquisadora do departamento de Biologia Cognitiva da Universidade de Viena, Tina Gunhold, e sua equipe de pesquisadores, usaram imagens em vídeo de saguis "desconhecidos" realizando uma demonstração virtual sobre técnicas de como pegar uma banana dentro de uma caixa.

Doze grupos de saguis que vivem na região foram testados. Seis deles receberam as instruções por vídeo, que mostrava imagens de um animal da mesma espécie puxando uma gaveta aberta ou empurrando uma tampa para cima, para ter acesso à banana. Os outros seis foram expostos a uma imagem estática de uma fêmea de sagui desconhecida próxima à fruta.

Os macacos submetidos ao vídeo foram claramente manipulados pelas imagens e conseguiram, com sucesso, abrir a caixa e ter acesso à banana, com uma facilidade maior do que os expostos à imagem estática. Eles também se mostraram mais propensos a utilizar a técnica que haviam visto no vídeo e reproduzi-la para outros membros da família.

“Esse é o primeiro estudo que utilizou demonstrações em vídeo no habitat natural do animal, em condições de campo, capaz de demonstrar o poder do aprendizado social, mesmo quando esse processo envolve membros desconhecidos da mesma espécie”, afirmam os pesquisadores no estudo.