Topo

Dados da Rosetta mostram que cometa não possui gelo e frustram cientistas

A sonda Rosetta deve orbitar o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko por um ano - AFP
A sonda Rosetta deve orbitar o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko por um ano Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

05/09/2014 15h24

Um instrumento da Nasa (agência espacial dos EUA) a bordo da sonda europeia Rosetta colheu os primeiros dados do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

O instrumento, um espectrômetro chamado Alice, registrou espectro de luz ultravioleta da superfície do cometa. Com os dados, a equipe responsável pelo aparelho descobriu que o astro é escuro e que possui hidrogênio e oxigênio em sua pequena atmosfera.

Os registros também constataram que o cometa, a princípio, não possui água congelada em sua superfície. Os cientistas esperavam encontrar
manchas de gelo no corpo celeste, já que a distância dele em relação ao sol é muito grande, impossibilitando que água evaporize.

"Estamos um pouco surpresos com as poucas evidências de gelo", disse Alan Stern, pesquisador da equipe do Alice em Boulder, Colorado.

O objetivo do espectrômetro é sondar a composição do cometa 67P. O instrumento tem mais de 1.000 vezes a capacidade de coleta de dados que similares de geração anterior, apesar de pesar apenas 4 kg. O Alice é um dos dois instrumentos na Rosetta desenvolvidos pela Nasa.

O cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko tem uma estrutura binária, com dois lados bem definidos, e está localizado a 400 milhões de km da Terra. A sonda caçadora de cometas Rosetta chegou ao 67P no início de agosto, depois de uma década viajando pelo nosso sistema solar.

A Rosetta é uma missão da ESA (Agência Espacial Europeia), contando com contribuições dos países membros da agência e da Nasa. um dos objetivos da missão é estudar a origem da vida.