Topo

Falta de sono pode encolher o cérebro, mostra estudo

Do UOL, em São Paulo

07/09/2014 18h03

A falta de sono pode fazer o cérebro encolher, aponta um estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido, envolvendo 147 adultos entre 20 e 84 anos.

Com os dados obtidos em análises em um intervalo de três anos e meio, cientistas conseguiram fazer a conexão entre problemas de sono, como insônia, e a diminuição da estrutura cerebral.

Os pacientes analisados que afirmavam sofrer problemas para dormir --35% do grupo pesquisado-- tiveram um declínio mais rápido do volume ou do tamanho do cérebro ao longo do período pesquisado. Os resultados são ainda mais acentuados quando englobam pessoas com mais de 60 anos.

Vários estudos têm mostrado a importância do sono para a saúde do ser humano. A falta de uma boa noite de sono pode levar a problemas como Alzheimer e a demência.

“Ainda não está claro se a qualidade do sono é causa ou consequência das mudanças na estrutura do cérebro”, aponta uma das autoras do estudo, Claire Sexton. “Há vários tratamentos eficazes para problemas de sono. Então, pesquisas futuras precisam testar se, melhorando a qualidade do sono das pessoas, podemos diminuir a taxa de perda de volume do cérebro. Se esse for caso, melhorar os hábitos pode ser uma boa maneira de melhorar a saúde cerebral”.