Topo

Luz do sol poderia ter influência sobre número de suicídios, aponta estudo

Luz do sol interage com um neurotransmissor que afeta o humor dos humanos - Adam Hunger/Reuters
Luz do sol interage com um neurotransmissor que afeta o humor dos humanos Imagem: Adam Hunger/Reuters

Do UOL, em São Paulo

09/09/2014 06h00

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Médica de Viena, na Áustria, mostrou que o sol tem impacto sobre o índice de suicídios no país. O estudo foi publicado na revista JAMA Psychiatry.

Os cientistas da Universidade de Viena anotaram o número de dias ensolarados entre 1970 e 2010, usando dados de 86 estações meteorológicas da Áustria para calcular o número de horas de sol por dia. Eles cruzaram essa informação com o número de suicídios durante esse período e descobriram que perto de 70.000 casos foram registrados em 40 anos.

Os pesquisadores encontraram uma relação entre o número de suicídios e horas de sol tanto no dia do ato quanto 10 dias antes da morte. A exposição ao sol por um período de tempo poderia aumentar as tendências suicidas em indivíduos que já são propensos. A pesquisa teria indicado também que o pensamento em suicídio aumentaria devido a essa exposição. 

Uma possível explicação para o fenômeno está no fato de que a luz interage com um neurotransmissor chamado serotonina, que afeta o humor, tanto em animais como em pessoas. Isto significa que a exposição à luz solar pode alterar os níveis de serotonina e influenciar comportamentos e emoções, como humor, impulsividade e agressividade, afirmaram os pesquisadores no estudo.

De acordo com o pesquisador Matthaeus Willeit, principal autor do estudo, a pesquisa não deveria ter influência na decisão das pessoas de sair de casa e se exporem ao sol. "O estudo nos mostra que o suicídio poderia ser causado por influência do sol, mas também fatores biológicos e sociais", diz. Embora este estudo não seja suficiente para provar que a luz solar está provocando diretamente o aumento nas taxas de suicídio na Áustria, a pesquisa acrescenta evidências a estudos anteriores sobre o tema.