Topo

Vídeo mostra a volta a Terra em 1 minuto a bordo da ISS

Do UOL, em São Paulo

25/09/2014 08h00

Um astronauta a bordo da ISS (Estação Espacial Internacional, sigla em inglês) leva 90 minutos para circular a Terra, passando por locais onde é dia e noite, mais de uma vez, em uma só rotação. Mas no vídeo divulgado nesta quarta-feira (24) pela ESA (Agência Espacial Europeia), a volta completa dura menos de um minuto. O efeito é conseguido com a junção de imagens dessa volta completa.

O vídeo foi gravado pelo astronauta alemão Alexander Gerst, que desde maio deste ano faz parte da tripulação da Missão 40 da ISS. Gerst foi enviado à estação espacial para a missão Blue Dot, e deve retornar à Terra em novembro.

Faz parte da rotina dos tripulantes da ISS o registro de imagens da Terra durante o tempo livre, com imagens e vídeos feitos a partir do módulo de observação Cupola. As câmeras registram várias fotos em poucos segundos e são capazes de, em seguida, criar rapidamente esse efeito de lapso de tempo.

Alexander Gerst é geofísico e vulcanólogo e integra a equipe de astronautas da ESA desde 2009. Ele participa da missão Blue Dot, um programa científico extensivo de experimentos nas áreas de ciência física, biologia e fisiologia humana, além de tecnologia de radiação. Nessa missão, o espaço se torna uma espécie de laboratório para realizar experimentos sem as condições terrestes, com o objetivo de melhorar a vida na Terra e preparar tecnologicamente a humanidade para a exploração do sistema solar.