Topo

Fotógrafo capta minuto em que meteoro explode ao atingir atmosfera da Terra

Do UOL, em São Paulo

28/11/2014 16h18

O fotógrafo especialista em casamento Wes Eisenhauer teve uma surpresa e conseguiu registrar um fenômeno astronômico raro enquanto fotografava e filmava o céu durante suas férias em Custer, no estado americano da Carolina do Sul.

O fotógrafo captou o momento em que um meteoro atingiu a atmosfera da Terra e explodiu, provocando uma dispersão de gases no formato de um anel.

Em entrevista ao UOL, Eisenhauer conta que deixou a câmera preparada fazendo um vídeo com a técnica de timelapse durante uma hora. "O céu estava limpo, então resolvi deixar minha câmera preparada para filmar por uma hora”, relata o fotógrafo, que gravou a queda do meteoro entre 22h e 23h (horário local) no dia 16 de outubro.

O vídeo, feito com 120 fotografias com exposição de 30 segundos, foi publicado na web e chamou a atenção dos internautas. “Nem olhei o material quando cheguei de viagem. Ficou parado por uma semana. Ao assistir depois, vi a explosão do meteoro e resolvi publicar nas redes sociais, como o Instagram”, diz.

Para Eisenhauer, foi uma questão de muita sorte ter registrado o fenômeno. "Sempre tento aproveitar as oportunidades que tenho para tirar fotos exclusivas. No dia em que fiz o registro do meteoro não estava com muita vontade de montar todo o material, mas resolvi deixar tudo pronto e fiquei ainda mais feliz com o resultado, pois consegui capturar esse momento. Acho que ser apaixonado por fotografia me faz querer tirar fotos, mesmo quando não sinto vontade”, afirma.