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Dono da SpaceX vai construir satélite para alcançar sonho de chegar a Marte

Nasa
Imagem: Nasa

Dana Hull e Julie Johnsson

Da Bloomberg

13/01/2015 17h09

O mundo segundo Elon Musk está prestes a se tornar mais ambicioso - de um escritório de engenharia em Seattle para ajudar a desenvolver e lançar satélites até a entrega pontual de um SUV elétrico crossover com atrativo para mulheres.

O bilionário de 43 anos também disse em uma entrevista que ele se sente otimista em relação a que sua Space Exploration Technologies Corp., a primeira fabricante de foguetes comerciais a enviar cargas para a Estação Espacial Internacional, chegue a um acordo para terminar uma ação judicial contra a Força Aérea dos EUA pelos contratos de lançamento de satélites, e que a construção de uma "gigafábrica" de baterias para carros elétricos da Tesla Motors Inc. perto de Reno, Nevada, não se atrase.

Os satélites desempenharão um papel fundamental nos esforços de Musk para alcançar sua meta final - estabelecer um assentamento humano em Marte -. Desenvolver uma empresa de satélites comerciais fornecerá receita e know-how sobre comunicações ao empreendedor, o que acabará ajudando nas suas aspirações para Marte.

"Tentaremos e faremos para os satélites o que fizemos para os foguetes", disse Musk da sede da SpaceX em Hawthorne, Califórnia. Ele estima que o escritório de engenharia da empresa em Seattle acabe empregando "várias centenas de pessoas, talvez mil".

Também haverá mudanças no outro grande empreendimento de Musk, a Tesla. O Model X, desenhado para combinar o melhor de um veículo utilitário esportivo com os benefícios de uma minivan, deve ser lançado no terceiro trimestre conforme o planejado, após ter sofrido demoras no passado.

O veículo terá funções avançadas de direção autônoma, e mais de metade dos pedidos serão feitos por mulheres, uma grande mudança em relação ao Model S, que obtém dois terços das suas vendas com homens, disse ele.

"O X estará um passo além do que estamos vendendo atualmente na frente autônoma", disse Musk. "Há muitas coisas sobre o X que não foram reveladas".

100.000 carros

O empreendedor nascido na África do Sul, quem falará hoje à noite no Salão do Automóvel de Detroit, diz confiar em que a Tesla, com sede em Palo Alto, Califórnia, terá uma demanda de 100.000 carros por ano, o que lhe dará US$ 10 bilhões em vendas anuais.

Em novembro, a companhia reduziu sua previsão de vendas para o ano completo de 2014 de 35.000 carros para 33.000. A empresa disse que não pôde produzir cifra mais alta.

Uma preocupação é a queda dos preços da gasolina, que complicará os esforços para vender o Model 3, um carro mais econômico planejado para 2017. Esse veículo poderia ter um preço de venda de até US$ 35.000, aproximadamente metade do Model S mais barato, e afetaria o cálculo para compradores com foco nos custos, disse ele.

Empresa emergente

Desde que obteve um contrato com a NASA em 2008, a SpaceX emergiu como a fornecedora de lançamentos de menor custo no setor de voos espaciais comerciais e como concorrente das titãs aeroespaciais Boeing Co. e Lockheed Martin Corp., sócios da NASA desde a era do programa Apollo.

A SpaceX, de capital fechado, está ansiosa por expandir seus negócios com o governo dos EUA além das missões da NASA e deseja concorrer por parte dos US$ 70 bilhões que o Pentágono poderia gastar em lançamentos de satélites até 2030.

A empresa processou a Força Aérea na última primavera boreal, acusando o serviço de criar um monopólio ilegal para os lançamentos de satélites. A ação judicial foi considerada extraordinariamente enérgica para uma empresa em busca de um contrato com o governo.

Musk disse ter "esperança" de que um acordo possa ser alcançado. Isso implicaria "revisar as missões que foram outorgadas sem concorrência", disse ele.

Título em inglês: 'Musk to Build Satellites in Seattle in Drive for Mars Expedition'

Para entrar em contato com as repórteres:

Dana Hull, em San Francisco, dhull12@bloomberg.net; Julie Johnsson, em Chicago, jjohnsson@bloomberg.net