Topo

Tripulação volta para o segmento norte-americano da ISS

Nasa/Reuters
Imagem: Nasa/Reuters

Do UOL, em São Paulo

15/01/2015 13h19

Os astronautas da Estação Espacial Internacional retornaram ao segmento norte-americano da ISS nesta quinta-feira (15). De acordo com a Nasa (agência espacial americana), a tripulação está bem e nunca esteve em perigo, pois nenhum tipo de vazamento de gás amônia foi detectado.

Um alarme disparou na ISS na quarta-feira (14) e a agência optou, por medidas de segurança, isolar os membros da tripulação no segmento russo da estação enquanto as equipes em terra avaliavam a situação.

A princípio, a Roscosmos (agência espacial russa) tinha anunciado um vazamento de amônia, um gás incolor que pode causar queimaduras nos olhos e pulmões.

Em um comunicado, a agência afirmou que os controladores de voo do Centro Espacial Johnson da Nasa, em Houston, observaram um aumento da pressão no circuito de resfriamento. Em seguida, outro aumento de pressão na cabine, que seria um indicativo de um vazamento de amônia no pior cenário, foi observado.

Com base nos dados recebidos, os controladores de voo da Nasa ainda analisam os dados, pois ainda não se sabe o que fez com que o alarme fosse acionado. A agência acredita que ocorreu um problema em um computador que envia dados e comandos aos vários sistemas da estação.