Topo

Asteroide passa próximo da Terra nesta segunda-feira

Gráfico mostra como será a passagem do asteroide 2004 BL86 nesta segunda-feira (26) -  NASA/JPL-Caltech
Gráfico mostra como será a passagem do asteroide 2004 BL86 nesta segunda-feira (26) Imagem: NASA/JPL-Caltech

Do UOL, São Paulo

26/01/2015 09h36

O asteroide identificado como 2004 BL86, com mais de 500 metros de diâmetro, passará muito perto da Terra na segunda-feira (26), às 14h20 (horário de Brasília), segundo a Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa). A passagem acontecerá a 3.1 distâncias lunares. Uma distância lunar equivale a 384,401 km, que é a distância entre a Terra e a Lua. O asteroide passará a aproximadamente 1,2 milhão de quilômetros da Terra. A Nasa nega qualquer perigo de colisão e afirmou que um asteroide só chegará tão próximo da Terra em 2027. Este mesmo asteroide só chegará tão próximo da Terra novamente em duzentos anos. 

Veja como será a passagem do asteroide neste GIF animado

Pelo brilho do asteroide, astrônomos preveem que ele tenha altura equivalente a um prédio de 160 andares. Os moradores do hemisfério norte poderão ver o fenômeno com binóculos potentes ou pequenos telescópios. No hemisfério Sul, o melhor horário para observação será às 22h (horário de Brasília), quando o asteroide passará exatamente entre a estrela Procyon e o planeta Júpiter.  

"Embora não apresente uma ameaça em um futuro próximo, essa é uma abordagem relativamente próxima. Isso nos proporciona uma oportunidade única para observar e aprender muito mais", destacou o astrônomo Don Yeomans, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa.   

A Nasa vai registrar a passagem do asteroide através de captação de micro-ondas e registro de imagens de radar para estudos posteriores. Para estudar o astro, a empresa norte-americana programou uma observação de radar com a mais alta resolução disponível nos observatórios de Goldstone (Califórnia), Arecibo (Porto Rico) e no Very Long Baseline Array (Novo México).   

O asteroide 2004 BL86 foi descoberto em 30 de janeiro de 2004 por um telescópio do projeto Lincoln Near- Earth Asteroid Research (LINEAR) em White Sands (Novo México).