Topo

Satélite que avisará sobre tempestades solares será lançado nesta terça

Em foto de 24 de novembro de 2014, cientistas fazem teste no satélite Dscovr, em laboratório da NASA - AP Photo/NASA, Ben Smegelsky
Em foto de 24 de novembro de 2014, cientistas fazem teste no satélite Dscovr, em laboratório da NASA Imagem: AP Photo/NASA, Ben Smegelsky

Do UOL, em São Paulo

10/02/2015 07h00

O satélite Dscovr (sigla para Deep Space Climate Observatory - lê-se “Discover”), que deve observar a Terra e alertar sobre possíveis tempestades solares fatais, deixou de ser lançado no último domingo (8), três minutos antes da contagem regressiva chegar ao zero, no Cabo Canaveral, localizado na Flórida. Um problema no radar que acompanharia o trajeto do satélite fez com que o lançamento fosse adiado para esta terça-feira (10), às 21h05 (horário de Brasília).

O satélite, originalmente chamado Triana, foi pensado pelo ex-vice presidente dos Estados Unidos Al Gore, em 1998. A ideia era ter imagens da Terra sendo mandadas diariamente para uso educacional.

A agência espacial americana, NASA, construiu o aparelho com capacidade de observar o Sol e a Terra, mas a missão foi cancelada e o material, enviado para um depósito. Agora, o nome mudou para Dscovr, mas a parte física do satélite é praticamente a mesma.

A diferença é que o foco agora é o Sol, com o objetivo de avisar sobre tempestades solares que possam atingir o planeta.

O satélite tem a capacidade de avisar sobre ondas de partículas energéticas solares com a antecedência de 15 minutos a uma hora. Esses tipos de tempestades podem cortar comunicações via satélite da Terra, e ainda, provocar apagões.

Apesar do foco ser o sol, a missão, que tem o custo de US$ 340 milhões, vai continuar coletando fotos da Terra, como Al Gore havia previsto. O ex-vice presidente disse que se inspirou na imagem da “Terra Azul”, tirada em 1972 pelos astronautas da Apollo 17, uma das poucas imagens da Terra totalmente iluminada.

O satélite Dscovr vai registrar imagens como aquela, várias vezes ao dia, mas o download só poderá ser feito um dia após, e não em tempo real como pensado anteriormente.