Topo

Site reúne informações de cientistas que sofreram perseguição na ditadura

Pesquisadores da Fiocruz, no Rio de Janeiro, que foram perseguidos durante a ditadura militar  - Arquivo/Fiocruz
Pesquisadores da Fiocruz, no Rio de Janeiro, que foram perseguidos durante a ditadura militar Imagem: Arquivo/Fiocruz

Do UOL, em São Paulo

31/03/2015 06h00

Mais de 50 anos depois do golpe militar no Brasil pouco se sabia sobre os cientistas perseguidos durante o período militar (1964-1985) no país. Mais especificamente, sobre 471 acadêmicos que sofreram demissões, aposentadorias compulsórias, inquéritos policiais, prisões e torturas. Estima-se entre 800 e mil o número de pesquisadores perseguidos durante o período, segundo a Comissão Nacional da Verdade.

Parte desta memória será preservada em um site lançado nesta terça-feira (31). O  "Ciência na Ditadura" consiste num levantamento dos pesquisadores e professores universitários perseguidos ou que tiveram suas carreiras acadêmicas prejudicadas em função de questões de natureza política e foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

Muitos intelectuais tiveram suas carreiras interrompidas, enquanto outros buscaram instituições de ensino e pesquisa no exterior para continuar suas atividades acadêmicas. Para cada cientista, foi elaborado um verbete com informações sobre as violências sofridas e os prejuízos à sua carreira.

Foram consideradas na pesquisa pessoas que trabalhavam como professores universitários, alunos de pós-graduação, pesquisadores atuantes em institutos de pesquisa ou que possuíam uma atividade acadêmica caracterizada por publicações, participações em associações científicas etc. Não há restrições com relação à área acadêmica de atuação, o critério é estar vinculado à universidade na época em que foram vítimas de algum tipo de repressão. Não foram incluídos professores de curso secundário, pessoal técnico ou administrativo das universidades ou estudantes de graduação.

A estimativa da organização é que o número de registros dobre com o tempo.