Topo

Fóssil de dinossauro inédito é apresentado no Chile

Sebastian Silva/EFE
Imagem: Sebastian Silva/EFE

Do UOL, em São Paulo

28/04/2015 22h45

Cientistas apresentaram nesta terça-feira (28) o fóssil da espécie inédita de dinossauro descoberta no sul do Chile. A pesquisa foi apresentada na revista "Nature" na segunda-feira (27). A espécie reúne uma combinação tão incomum de traços que levou os cientistas a compará-lo com um ornitorrinco, o mamífero australiano com bico de pato que coloca ovos. 

Nomeado Chilesaurus diegosuarezi, o dinossauro é membro do mesmo grupo do Tyranossaurus rex, terópodes, que inclui o maior carnívoro terrestre da história, mas o novo dinossauro só comia plantas, com um bico e dentes em formato de folha.

O crânio e o pescoço lembram os dinossauros primitivos que possuíam o pescoço comprido, e a vértebra lembra a dos carnívoros. O novo dinossauro possui braços robustos, mas com dois dedos em cada mão. Era bípede, mas seus pés largos e com quatro dedos eram diferentes da maioria dos terópodes. Os fósseis também mostraram que o animal descoberto possuía uma pélvis semelhante à de pássaros.

"O 'Chilesaurus' constitui um dos dinossauros mais bizarros já encontrados", disse o paleontólogo Fernando Novas, do Museu Bernardino Rivadavia de Ciências Naturais, em Buenos Aires, chamando a criatura de um "quebra-cabeça".

"A anatomia do esqueleto do 'Chilesaurus' junta características de diferentes grupos de dinossauros, como se um piso fosse formado por um mosaico de diferentes formas e cores. Nenhum outro dinossauro exibe tal combinação ou mistura", acrescentou.

O animal viveu em uma região de rios no final do período Jurássico, aproximadamente 145 milhões de anos atrás. Era relativamente pequeno, atingindo no máximo 3,2 metros de altura, embora a maior parte dos espécimes encontrados fossem do tamanho de um peru.

Quatro esqueletos quase completos e dúzias de ossos de outros indivíduos foram encontrados, tornando o "Chilesaurus" um dos dinossauros mais conhecidos do período Jurássico do hemisfério Sul.