Topo

Brasil se livra da rota de queda da nave russa Progress

As linhas amarelas representam os locais onde a nave cargueiro russa pode cair nesta quinta-feira (7) - Reprodução/spaceflight101
As linhas amarelas representam os locais onde a nave cargueiro russa pode cair nesta quinta-feira (7) Imagem: Reprodução/spaceflight101

Débora Nogueira

Do UOL, em São Paulo

07/05/2015 20h26

O Brasil está fora da rota de queda da nave cargueiro russa Progress M-27M. A nova janela de queda prevista já está em andamento e termina à 1h52 de sexta-feira (8), horário de Brasília. A previsão do local de queda foi calculada com base na observação das órbitas mais recentes e pode ser vista na imagem acima. As linhas amarelas representam os locais onde ela pode cair. A nave, que pesa pouco mais de sete toneladas, está girando descontroladamente a aproximadamente 30 rotações por minuto. É possível seguir o trajeto do cargueiro por este link (em inglês).  

A nave ficou vísivel em diversas partes do Brasil na quarta-feira (6). Nesta quinta-feira, a nave teria sido filmada cruzando o céu da Argentina por astrônomos amadores. "O cargueiro se desintegrará ao atravessar as camadas da atmosfera da Terra. Apenas alguns pequenos fragmentos chegarão à superfície do planeta", informou a agência espacial russa Roskosmos. É muito provável que ela caia no oceano, assim como outras cápsulas espaciais, e principalmente pelo fato que a Terra tem grande parte da sua superfície formada por oceanos. 

O acidente

Em 28 de abril, algumas horas depois do lançamento da Progress M-27, que seria acoplada à Estação Espacial Internacional (ISS), a nave de transporte de material e mantimentos deixou de responder aos engenheiros russos e começou a ter reações incontroláveis.

A agência russa ainda tentou fazer uma manobra para o pouso seguro da nave, o que não foi possível. A perda da nave de carga vai custar cerca de 500 milhões de euros, mas não põe em risco a tripulação da ISS, que tem reservas para vários meses. Uma nave de abastecimento Dragon, da empresa norte-americana SpaceX, deve chegar à ISS a partir de 19 de junho, levando mantimentos e outros materiais necessários para a vida no espaço.

Além do material, a Progress também transporta uma réplica da bandeira soviética que o Exército Vermelho hasteou em 1945, em Berlim. Ela seria utilizada pelos astronautas russos da ISS para celebrar o 9 de maio, data que marca a vitória aliada contra os nazistas na 2ª Guerra Mundial.