Topo

Por que espirramos quando esfria?

Uma coisa tem tudo a ver com a outra: espirro é reação a uma agressão - iStock
Uma coisa tem tudo a ver com a outra: espirro é reação a uma agressão Imagem: iStock

De VivaBem, em São Paulo

17/05/2022 12h33

Basta o frio dar as caras para os espirros aparecerem. E eles quase nunca vêm sozinhos —um incentiva outro e o ataque também costuma vir acompanhado de fungadas e lágrimas. É gripe? Rinite alérgica?

Assim como luminosidade intensa, poeira, vírus e bactérias, o frio repentino é uma agressão ao corpo. E os espirros são como reflexos que ajudam a proteger o organismo.

"As terminações nervosas do nariz são sensíveis a mudanças bruscas de temperatura", explica o otorrinolaringologista Fernando Pochini Sobrinho.

O nariz e os seios nasais são protegidos internamente por uma camada de muco que está em constante movimento. Esse material vai sendo levado para o estômago, o que faz com que boa parte dos micro-organismos que aspiramos não fiquem depositados na mucosa —um mecanismo de defesa muito avançado, segundo o especialista.

As células de defesa criam uma espécie de memória diante da agressão e, assim que o estímulo ocorre, os músculos da face e do aparelho respiratório se contraem bruscamente, mandando um jato de ar pelo nariz e pela boca que, segundo estimativas, podem chegar a 160 quilômetros por hora.

É difícil resistir ao impulso, e praticamente impossível manter os olhos abertos nessa hora.

Cada espirro pode colocar mais de 100 mil germes para fora.

Mas, quando o ataque de vírus e bactérias é poderoso demais, o "fundo da piscina" pode ser atingido. E o organismo precisa requisitar um exército maior para combater a invasão.

Além de coceira e espirros, o muco fica mais intenso e ocorre a congestão nasal, pelo inchaço das mucosas. Em muitos casos, aparece também a febre.

Todos esses sintomas, como diz Sobrinho, ajudam a distinguir infecções de reações alérgicas.

Algumas pessoas costumam ser mais sensíveis a mudanças bruscas de temperatura e sofrem mais quando esfria ou quando esquenta demais e as pessoas exageram no ar-condicionado.

"Evitar o choque térmico ajuda a evitar espirros", recomenda o médico.

Ou seja: evitar sair de ambientes muito aquecidos para a rua sem se agasalhar direito.

Buscar um diagnóstico correto é importante para evitar quadros crônicos, já que certas pessoas têm alergia a determinadas substâncias, como o ácaro, por exemplo, ou ficam com uma concentração maior de muco nos seios nasais devido a sinusites agudas que não foram tratadas adequadamente.