Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


De papo pro ar: o ócio pode realmente nos tornar mais criativos?

Momentos de ócio e relaxamento ajudam o cérebro a encontrar soluções criativas - Dan Burton/Unsplash
Momentos de ócio e relaxamento ajudam o cérebro a encontrar soluções criativas Imagem: Dan Burton/Unsplash

Colaboração para o VivaBem

22/12/2022 04h00

Momentos de lazer e de descanso são importantes para ajudar na criatividade e na solução de problemas. Mas não pense que apenas ficar "sem fazer nada" o transformará num profissional mais talentoso. O ócio é um terreno fundamental para o surgimento do novo, mas não é uma solução em si.

Momentos de relaxamento e lazer são benéficos ao cérebro, pois ativam áreas corticais e do sistema límbico relacionadas ao prazer e à recompensa. Como consequência, a resposta dessas áreas leva ao reforço do sistema imunológico, regulação do tônus do sistema respiratório e cardiovascular e à harmonização do ciclo sono vigília.

Uma série de estudos com ressonância magnética cerebral têm mostrado como o chamado "modo padrão" —aquele ativado quando descansamos e deixamos de focar nossa atenção no mundo externo— é essencial para criar novos processos mentais, como imaginar o futuro, recuperar memórias e sentir emoções. E esses ingredientes são fundamentais na solução de problemas.

Ou seja: enquanto você descansa, seu cérebro trabalha para que você possa planejar o que fazer da vida. O tempo livre é necessário para que as pessoas possam dar sentido e significado às suas experiências de vida.

Por isso, muitas vezes uma pausa forçada por uma doença acaba levando pessoas a mudarem de atitudes e estilo de vida. Aliás, quanto mais momentos de ócio praticamos em nosso cotidiano, mais saudável tendemos a ser.

ciencia - Adriano Vizoni/Folhapress - Adriano Vizoni/Folhapress
O sociólogo italiano Domenico De Masi
Imagem: Adriano Vizoni/Folhapress

A origem do ócio criativo

O termo "ócio criativo" foi popularizado pelo sociólogo italiano Domenico de Masi, que publicou um livro com esse título em 1995. O conceito de de Masi tem pouco a ver com redes, chinelos e água de coco. Sua obra faz uma crítica à sociedade industrial, que dissociou trabalho e tempo livre.

De Masi ressalta que o ócio criativo não é sinônimo de "não fazer nada", mas, sim, trabalhar, divertir-se e aprender ao mesmo tempo.

"Aquele que é mestre na arte de viver faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu tempo livre, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. [...] Almeja, simplesmente, a excelência em qualquer coisa que faça, deixando aos demais a tarefa de decidir se está trabalhando ou se divertindo. Ele acredita que está sempre fazendo as duas coisas ao mesmo tempo", diz um trecho do livro.

Meditar, cochilar e se exercitar

Em um artigo sobre a importância do descanso mental e físico, a educadora americana Mary Helen Immordino-Yang faz uma crítica à geração que entende a navegação pela internet por horas a fio como lazer. Ela classifica o hábito como "antiócio", pois prejudica a dispersão natural do cérebro.

ciencia - iStock - iStock
A meditação é uma excelente forma de fortalecer e 'limpar' o cérebro
Imagem: iStock

Fazer uma caminhada sem compromisso ou sonhar acordado no sofá é muito mais produtivo para deixar o cérebro em "modo padrão". Para utilizar o tempo livre de forma útil, uma das recomendações é praticar a meditação: parar por alguns minutos e prestar atenção apenas no momento presente, na sua respiração e nos sons ao redor. Essa prática, de fato, ajuda a melhorar a produtividade.

Uma equipe da Harvard Medical School, nos Estados Unidos, debruçou-se sobre os efeitos da meditação no cérebro e constatou que apenas oito semanas dessa prática, de tradição budista, são capazes de gerar um espessamento em áreas cerebrais ligadas à aprendizagem, memória, cognição e regulação emocional.

Tirar um cochilo durante o dia, ou ao menos dormir bem à noite, também libera espaço no cérebro para a assimilação de novas informações.

Se uma pessoa estiver muito cansada, um cochilo é mais apropriado do que a meditação. De qualquer modo, em ambas as práticas o corpo é convidado a se recompor, reequilibrar-se e se revitalizar.

Praticar uma atividade física também fortalece o cérebro. Há diversos estudos que associam exercícios físicos a melhorias na memória e no aprendizado.

Fontes: Ricardo de Almeida Leme, neurocirurgião, autor do livro "Saúde é Consciência - Medicina da Saúde x Medicina da Doença"; Mary Helen Immordino-Yang, psicóloga e educadora da Universidade do Sul da Califórnia; "O ócio criativo", Domenico De Masi.