Topo

Galáxia mais brilhante é batizada de CR-7 em homenagem a Cristiano Ronaldo

Imagem artística da galáxia CR-7, três vezes mais brilhante que a Himiko, até então a mais luminosa - ESO/M. Kornmesser
Imagem artística da galáxia CR-7, três vezes mais brilhante que a Himiko, até então a mais luminosa Imagem: ESO/M. Kornmesser

Juliana Passos

Do UOL, em São Paulo

17/06/2015 06h00

Uma equipe de astrofísicos, coordenada pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço da Universidade de Lisboa, encontrou a galáxia mais brilhante já registrada. A descoberta foi batizada de CR-7, em homenagem ao jogador português Cristiano Ronaldo.

"[Escolhemos o nome] por ser também uma galáxia verdadeiramente extraordinária. E a descoberta das estrelas coincidiu com o terceiro prêmio Bola de Ouro do Ronaldo", conta o líder da pesquisa, David Sobral.

A galáxia CR-7 é formada por estrelas de terceira geração, formadas cerca de 800 milhões de anos após o Big Bang, algo considerado bastante próximo da origem do Universo, hoje com 13,7 bilhões de anos. Encontrar estas estrelas compostas de hidrogênio e hélio é algo extremamente difícil.

Em uma rápida olhada na tabela periódica, percebemos que esses dois elementos - hélio e hidrogênio - estão no topo e foram os primeiros a serem formados. "Essas estrelas literalmente inventaram a tabela periódica e a química, pois formaram os elementos pesados pela primeira vez quando explodiram, no final das suas vidas, como super-novas", diz Sobral. As estrelas mais novas, como o nosso Sol, estão no grupo da primeira população. A presença de metais pesados é bastante significativa na sua composição química. 

O pesquisador compara o uso do telescópio a uma máquina do tempo. “Estamos literalmente vendo a CR-7 tal como ela era há 12,9 bilhões de anos. Cada uma das estrelas na zona mais brilhante da galáxia, tem um brilho que deve ser cerca de 1 a 10 milhões de vezes maior do que o Sol. Por isso é tão brilhante”, diz.

A primeira evidência da galáxia foi encontrada em novembro de 2014, com dados do telescópio Subaru, no Havaí. A imagem impressionou os astrofísicos que em seguida solicitaram o uso do telescópio VLT, localizado no Chile, e do Keck, também no Havaí. As medições foram repetidas em diferentes telescópios, e com diferentes instrumentos no mesmo telescópio. No fim, os dados do telescópio espacial Hubble confirmaram a descoberta.

Sobral diz que após a descoberta da Himiko, até então considerada a galáxia mais brilhante, a maioria das pesquisas está voltada para pequenas áreas de Universo e o experimento coordenado por eles fez o caminho oposto, o de mapear as grandes áreas.