Topo

Cientistas descobrem ancestral do Tricerátops que tinha bicos e chifres

Danielle Dufault/Reuters
Imagem: Danielle Dufault/Reuters

Do UOL, em São Paulo

08/07/2015 17h36

Paleontologistas descobriram uma nova espécie de dinossauro. Trata-se de um animal que teria o tamanho de um hipopótamo (pesando cerca de uma tonelada) e com dois chifres acima dos olhos. O animal seria um ancestral do Tricerátops e teria ainda um “bico” diferente dos outros animais já encontrados até então e diversos pequenos “ganchos” ósseos, em torno da face. O chifre acima do nariz pode ajudar a entender a evolução que teria acontecido até se chegar ao Tricerátops.

Os fósseis do animal, que teria 79 milhões de anos, foram encontrados em 2010 pela chamada “caçadora de dinossauros”, a paleontologista canadense Wendy Sloboda. Os ossos foram encontrados província Pinhorn, em Alberta, no Canadá e a espécie foi nomeada Wendiceratops pinhornensis em homenagem ao local e à pesquisadora. 

A divulgação de que os ossos são de um animal que não havia sido catalogado aconteceu, nesta quarta-feira (8), após anos de estudos do museu Royal Ontario. O nome da nova espécie foi divulgado na publicação científica PLOS ONE e os fósseis já estão em exposição no museu de Ontário.

Acredita-se que os chifres eram usados pelos machos para lutar com outros animais e para defesa. O bico seria usado para a alimentação. O animal era herbívoro.