Humanos evoluíram para serem mais altos e pensarem mais rápido, diz estudo

Gizmodo
Imagem: Gizmodo

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/07/2015 06h00

Um estudo extremamente abrangente com os detalhes genéticos de mais de 350 mil pessoas apontou que os seres humanos estão evoluindo para serem mais altos e pensarem mais rápido.

Os pesquisadores analisaram informações de mais de 100 estudos feitos em todo o mundo, com pessoas das zonas rurais e urbanas. A intenção era entender a influência dos fatores genéticos (dominância) em 16 fatores da vida humana como pressão alta e inteligência.

A pesquisa, realizada na Universidade de Edimburgo, na Escócia, foi divulgada na publicação científica Nature. Segundo o trabalho, a diversidade genética dos pais determina filhos mais evoluídos e adaptados. Os pesquisadores analisaram o genoma dos pais e dos filhos e cruzaram com informações sobre os 16 fatores.

A diversidade genética não teve, porém, efeito em fatores como pressão alta ou níveis de colesterol (o que levaria a pessoa a ter mais chances de desenvolver doenças do coração e diabetes). Os únicos fatores que tiveram ligação com a diversidade genética dos pais foi a altura e a capacidade de pensamento rápido.

O estudo sugere que a evolução está favorecendo pessoas com essas duas habilidades, mas não resulta em impacto na propensão de se desenvolver doenças sérias.

O estudo completo pode ser lido aqui (em inglês)