Topo

Cometa Tchouri e sonda Rosetta atingem ponto mais próximo do sol na quinta

Da Agência Lusa

10/08/2015 14h18

O cometa Tchouri, onde se encontra a sonda europeia Rosetta, atingirá na quinta-feira (13) o ponto de órbita mais próximo do sol, permitindo nova etapa na procura da origem da vida na Terra. Os cientistas esperam recolher partículas orgânicas deixadas pela formação do sistema solar e presas durante 4,6 bilhões de anos no gelo desse cometa.

Os cometas são pequenos corpos do sistema solar constituídos por um núcleo de gelo, materiais orgânicos e pedras, cercado de poeira e gás. Ao aproximarem-se do sol, as camadas de gelo interiores transformam-se em vapor, provocando tempestades de gás e poeira e projetando partículas.

Se o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, batizado de Tchouri, passar por essa alteração, a sonda Rosetta, que orbita na sua proximidade, estará pronta para registrar quaisquer pistas de como o sistema solar foi formado.

"Este é o momento de maior ação", disse à agência France Press o conselheiro científico da Agência Espacial Europeia, Mark McCaughrean, acrescentando que o momento oferece "a maior oportunidade para recolher material a fim de analisar, quando se procura espécies raras de moléculas”, especialmente componentes orgânicos.

"Queremos olhar para o material mais puro que poderá ser expelido” pelo interior da camada de pó de gelo, retirada da superfície, acrescentou.

A sonda Rosetta, lançada em março de 2004 e que orbita o cometa 67/P desde o ano passado, atingirá o seu ponto mais próximo do sol (cerca de 186 milhões de quilômetros) na quinta-feira, antes de embarcar em mais uma órbita oval que durará 6,5 anos.