Topo

Estudo descobre código que faz células cancerosas voltarem a ser saudáveis

Células de câncer de mama sendo submetidas a medicamentos - Khuloud T Al-Jamal e Izzat Suffian/Wellcome Images
Células de câncer de mama sendo submetidas a medicamentos Imagem: Khuloud T Al-Jamal e Izzat Suffian/Wellcome Images

Do UOL, em São Paulo

24/08/2015 18h00

Pesquisadores dos Estados Unidos descobriram uma maneira de fazer com que células cancerosas voltem a ser células saudáveis. A descoberta foi chamada de “código para desligar o câncer” pelo cientista Panos Anastasiadis, da Clínica Mayo, na Flórida, principal autor do estudo. Para o cientista, “o estudo descobre uma nova estratégia para o tratamento do câncer". A pesquisa foi publicada nesta segunda-feira (24) na revista Nature Cell Biology.

Este código foi decifrado ao se descobrir que proteínas de adesão –uma espécie de cola que mantêm as células juntas-- interagem com um microprocessador que têm papel-chave na produção de moléculas chamadas microRNAs, conhecidas como miRNAs, responsáveis por regular grupos de genes.

Os pesquisadores descobriram que quando as células normais entram em contato umas com as outras, um subconjunto específico de miRNAs suprime genes que promovem o crescimento celular.

No entanto, quando essa adesão é interrompida nas células cancerosas, as miRNAs são desreguladas e as células crescem fora de controle.

A partir de experimentos feitos em laboratório, a equipe da Flórida mostrou que o restabelecimento dos níveis normais de miRNA em células cancerosas pode reverter o crescimento anormal das células.

"Ao monitorar as miRNAs afetadas em células cancerosas para restaurar seus níveis normais, temos de ser capazes de restabelecer os freios e restaurar a função normal das células," disse Anastasiadis.

"As primeiras experiências com alguns tipos agressivos de câncer mostraram-se, de fato, muito promissoras", acrescentou.