Topo

Que tipo de mensagem faria um ET entender como é a vida na Terra?

Esta imagem foi enviada a bordo da espaçonave Pioneer 10, com informações sobre a Terra e a raça humana com o objetivo de informar os ETs - Nasa
Esta imagem foi enviada a bordo da espaçonave Pioneer 10, com informações sobre a Terra e a raça humana com o objetivo de informar os ETs Imagem: Nasa

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/09/2015 06h00

Que tipo de mensagem você mandaria para um extraterrestre? Cientistas parecem ter chegado a um primeiro consenso: certamente uma que espelhasse a diversidade étnica na Terra e não tivesse sinais de machismo.

A questão foi posta por um concurso promovido pelo projeto "Breakthrough Initative", do empresário russo Yuri Milner. O projeto alugou dois super-telescópios e vai contar com o trabalho de cientistas ao redor do mundo para vasculhar a Via-Láctea e galáxias vizinhas em busca de sinais de rádio ou de outras formas de comunicação de vida inteligente.

A ideia não é necessariamente enviar uma mensagem terráquea aos ETs, mas o projeto criou um concurso questionando qual deveria ser essa mensagem. O prêmio é de 1 milhão de libras para quem criar a melhor mensagem que informe os ET’s, quem somos, onde estamos e o que fazemos no planeta azul.

Uma das mais famosas mensagens enviadas por nós ao espaço é a placa da espaçonave Pioneer 10, lançada em 1972, com informações sobre a localização da Terra e da raça humana. Mas para a pesquisadora de política espacial Jill Stuart, da London School of Economics, a imagem de um homem fazendo uma saudação com uma mulher passiva e ligeiramente atrás dele pode passar uma imagem preconceituosa sobre a relação entre os sexos na Terra, com a imagem de mulheres mansas e submissas (veja a imagem acima).

“Nós realmente temos que repensar as mensagens que vamos enviar lá para fora. O comportamento mudou muito em apenas 40 anos”, disse a pesquisadora em entrevista ao jornal inglês The Guardian.

Outra questão polêmica a bordo da Pioneer, segundo Stuart, é o fato de que os humanos retratados na placa são brancos, e caso uma avançada civilização extraterrena encontre a nave, ficará sem saber que na Terra há também africanos e asiáticos, por exemplo.

Na prática, as frequências usadas para emitir sinais ao espaço permitem o envio de quase todo tipo de conteúdo: imagens, sons, textos e fórmulas matemáticas. Segundo os cientistas, só não podemos esquecer de contemplar a igualdade e a diversidade. 

E para você? Como seria a mensagem ideal que sinalizasse a vida na Terra?