Topo

Aumento de pressão arterial causa problemas de visão em astronautas

Do UOL, em São Paulo

17/09/2015 06h00

O espaço muda diversos sinais fisiológicos do corpo dos astronautas, mas agora descobriu-se que passar muito tempo em microgravidade pode ter efeitos duradouros na visão. Isso porque a pressão arterial dos astronautas fica permanentemente alta e isso afeta a circulação sanguínea na cabeça, causando imagens turvas e, em alguns casos, danos permanentes à visão.

Os cientistas clínicos da Nasa (Agência Espacial Norte Americana) acreditavam que a pressão sentida nos olhos, semelhante àquela de quando viramos nossa cabeça para baixo, fosse temporária. Porém, as diversas missões espaciais mostraram que não.

Alguns astronautas demoraram anos para que a visão retornasse ao normal.

Apesar disso, o efeito não vale para todos e muitos astronautas não experimentam essas falhas.

Os cientistas ainda não sabem explicar como e por que isso ocorre, mas se acredita que a visão turva está ligada à pressão que o sangue faz sobre o nervo ótico. A forma do globo ocular também fica alterada.

A Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) divulgou nesta semana o vídeo acima em que mostra a diferença da circulação sanguínea de uma pessoa na Terra e no Espaço.

Para os astronautas, a circulação de sangue nas pernas é mínima e fica muito mais intensa na cabeça, e a distribuição diferente dos fluidos corporais leva a dores de cabeça e aos problemas de visão.

Para entender melhor o que ocorre no corpo humano no espaço e auxiliar pesquisas clínicas na Terra, dois astronautas passam um ano na ISS fazendo exames clínicos periodicamente.

O astronauta Scott Kelly, da Nasa (agência espacial norte-americana), e o cosmonauta Mikhail Kornienko, da Roscosmos (agência espacial russa), ficarão só vão retornar daqui a seis meses.