Topo

Vídeo flagra nascer da Superlua preenchendo horizonte na Nova Zelândia

Do UOL, em São Paulo

01/10/2015 11h25

Mark Gee capturou o momento que fotógrafos estavam em um morro em Wellington, Nova Zelândia, para registrar o aparecimento da Superlua, no último dia 27 de setembro.

Gee combinou com alguns fotógrafos de registrar o nascer da Lua de um morro. Ele procurou voluntários no Facebook e filmou a cena com uma lente potente a 1,6 km de distância. Com um aplicativo chamado PhotoPills, Gee conseguiu posicionar sua câmera no melhor local para capturar a cena.

O fenômeno da Superlua acontece porque a órbita da Lua não é um círculo perfeito, então em alguns pontos de sua órbita ela parece estar mais próxima do planeta Terra. "Quando a lua está em seu ponto mais distante isso é conhecido como apogeu e quando está mais perto é chamado de perigeu", explica o cientista da Nasa Noah Petro.

No perigeu, a Lua está cerca de 48 mil quilômetros mais perto da Terra do que no apogeu. Essa proximidade faz com que a lua pareça 14% maior e 30% mais brilhante do que uma lua cheia do apogeu. Por isso, a lua cheia do perigeu ficou conhecida como Superlua.

No domingo (27), a Lua, em seu ponto mais próximo da Terra, ficou coberta pela sombra da Terra por mais de uma hora e ficou com coloração avermelhada. Esse fenômeno recebeu o nome de Lua de Sangue ou Lua Sangrenta.

Além disso, por mais de uma hora, a sombra da Terra, "engoliu a Lua" conforme o planeta se colocou entre o Sol e a Lua, provocando o eclipse lunar.

A Superlua coincidiu com o eclipse lunar, mas o fenômeno não foi visto na Nova Zelândia.