Brilho de quasar é tão intenso que consumirá todo seu "combustível"

O quasar W2246-0526 está ejetando todo o gás existente em seu interior - Dana Berry/SkyWorks/ALMA/ESO
O quasar W2246-0526 está ejetando todo o gás existente em seu interior Imagem: Dana Berry/SkyWorks/ALMA/ESO

15/01/2016 11h00

A galáxia mais luminosa conhecida no Universo — o quasar W2246-0526 — é tão turbulenta que está ejetando todo o gás existente em seu interior.

Os quasares são galáxias distantes que possuem buracos negros supermassivos nos seus centros, os quais libertam jatos poderosos de partículas e radiação.

A maioria dos quasares brilha intensamente, mas uma pequena fração destes objetos muito energéticos são de um tipo incomum conhecido por Hot DOGs (sigla em inglês para Hot, Dust-Obscured Galaxies), ou seja, galáxias quentes obscurecidas por poeira.

Pela primeira vez, uma equipe de pesquisadores da Universidade Diego Portales, em Santiago do Chile, e do  ESO (Observatório Euroupeu do Sul) observou o interior da W2246-0526 e traçou os movimentos dos átomos de carbono ionizado entre as estrelas da galáxia.

"Descobrimos enormes quantidades deste material interestelar num estado extremamente dinâmico e turbulento, deslocando-se pela galáxia com uma velocidade de cerca de dois milhões de quilômetros por hora", diz o autor principal do estudo, Tanio Díaz-Santos.

Os astrônomos pensam que este comportamento turbulento pode estar ligado à luminosidade extrema da galáxia. A W2246-0526 libera luz equivalente a cerca de 350 trilhões de Sóis.

Este brilho surpreendente é gerado por um disco de gás que é superaquecido à medida que espira em direção ao buraco negro supermassivo situado no núcleo da galáxia. Esta radiação vinda do disco no centro da Hot DOG é absorvida aos poucos por uma espessa camada de poeira, que seguidamente reemite a energia sob a forma de radiação infravermelha.

"O forno devastador nesta galáxia faz com que 'o caldo transborde'", diz Roberto Assef, também da Universidad Diego Portales.

Modelos de evolução de galáxias baseados nestes novos dados indicam que o gás interestelar está sendo ejetado pela galáxia em todas as direções. Para os pesquisadores, se estes movimentos turbulentos continuarem, a intensa radiação infravermelha irá fazer desaparecer todo o gás interestelar da galáxia.

"Se este efeito persistir, é possível que W2246 se transforme num quasar mais tradicional", afirma Manuel Aravena, da Universidade Diego Portales.