Topo

Não são só os humanos: chimpanzés também confiam mais em amigos

Chimpanzés têm mais confiança em animais amigos ou próximos - William West/AFP
Chimpanzés têm mais confiança em animais amigos ou próximos Imagem: William West/AFP

Do UOL, em São Paulo

15/01/2016 06h00

Se você acha que os humanos são mais especiais do que outros seres por causa da capacidade de confiança mútua, pode esquecer esse argumento. Cientistas revelaram, em estudo divulgado na publicação Current Biology, que chimpanzés também diferenciam amigos e não-amigos pela confiança em que depositam em cada grupo. Sim, chimpanzés.

Para a pesquisa, foi estudado um grupo de 15 chimpanzés masculinos e femininos em um santuário do Quênia por cinco meses. Os animais foram incentivados em testes para mostrar como funcionaria sua relação com outros membros de sua espécie.

O primeiro passo, obviamente, foi detectar quais chimpanzés eram amigos pelo tempo em que passavam juntos, seja se tocando ou comendo alimentos. A sequência foi testar, em pares, os chimpanzés amigos e não-amigos para ver se ocorria uma relação de confiança diferente nos grupos.

A pesquisa mostrou que sim, havia. Dois chimpanzés entravam em salas separadas, mas de frente uma para a outra. Entre as duas salas, os cientistas colocaram um pequeno veículo com dois compartimentos, cada um contendo três pedaços de bananas e três de maçãs, uma recompensa grande que tais animais gostam. Foi aí que a brincadeira começou.

O chimpanzé testado tinha a escolha de puxar uma de duas cordas. Se puxasse a de não-confiança, imediatamente receberia dois pedaços de banana, recompensa pequena. Se ativassem a corda de confiança, o veículo se movimentaria para o seu parceiro. Aquele chimpanzé, então, poderia comer as frutas de apenas um dos dois compartimentos. Se o chimpanzé se provasse confiável, ele poderia puxar a corda e mandar o veículo de volta para o parceiro.

Cada animal foi submetido a 12 testes, entre amigos e desconhecidos. Os cientistas conseguiram notar que os chimpanzés, na grande maioria das vezes, confiavam mais em seus amigos, escolhendo para eles a opção mais arriscada, mas com recompensa maior. Ou seja, a capacidade de ter amigos não é exclusiva para humanos, mas retrata apenas um passado evolutivo.