Macacos movem cadeira com a "força do pensamento", em pesquisa de Nicolelis

Do UOL, Em São Paulo

03/03/2016 11h00

Você já imaginou conseguir se locomover com a força do pensamento? Infelizmente isso ainda não é possível, mas uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (3) pode ter chegado mais perto de tornar esse sonho realidade.

1°.mar.2016 - Macaco conseguiu mover cadeira robótica por "telepatia" - Divulgação - Divulgação
Macaco conseguiu mover cadeira robótica por "telepatia"
Imagem: Divulgação
Cientistas conseguiram fazer com que macacos controlassem uma cadeira robótica usando apenas o "pensamento".

O estudo é do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis e foi publicado na revista científica Scientific Reports, da Nature.

Ele instalou uma interface cérebro-máquina (ICM) sem fio em dois macacos-mulatta para conseguir o feito, que é mais um passo do que seria o esqueleto robótico prometido pelo cientista para pessoas paraplégicas e tetraplégicas poderem se locomover novamente só usando a mente.

Essas interfaces são sistemas computacionais que permitem que animais (e os seres humanos) usem a atividade elétrica do cérebro para controlar movimentos de máquinas, como cadeiras ou braços robóticos.

Com os aparelhos instalados no córtex, os animais foram colocados em cadeiras de rodas robóticas e ficaram deslizando pela sala enquanto Nicolelis e seus colegas analisavam os movimentos.

Depois de passearem sem um rumo específico, os pesquisadores colocaram os macacos em três posições de partida diferentes e deixaram um pote com uvas para atrair os bichos ao destino final. A ideia era analisar se a cadeira estava mesmo obedecendo os neurônios dos macacos e traçando um caminho específico até onde desejavam.

Com a dupla chegando até as uvas, os autores confirmaram que a IMC foi capaz de traduzir a atividade do cérebro dos animais em movimentos direcionais para a cadeira de rodas.

Eles também concluíram que, ao longo do tempo, os macacos melhoraram a capacidade de comandar a cadeira de rodas, o que pode ter sido mediado por alterações na estrutura do cérebro, em reposta ao treino.

1°mar.2016 - Resultados levam os cientistas a acreditar que é possível restaurar a mobilidade de pacientes com paralisia - Divulgação  - Divulgação