Topo

Fóssil de 400 mil anos é mais antiga evidência genética de neandertais

Recriação feita por artista mostra como seriam os habitantes de Sima de los Huesos - Madrid Scientific Films, Kennis & Kennis/AP
Recriação feita por artista mostra como seriam os habitantes de Sima de los Huesos Imagem: Madrid Scientific Films, Kennis & Kennis/AP

Do UOL, em São Paulo

15/03/2016 20h21

O DNA nuclear de restos humanos de 400 mil anos encontrados na Espanha é a evidência genética mais antiga já encontradas dos neandertais, segundo estudo publicado nesta terça (15) na revista Nature. A investigação sobre ossadas de 28 indivíduos encontradas no sítio arqueológico Sima de los Huesos ("poço de ossos", na tradução livre), na Espanha, tirou as dúvidas sobre a identidade desses ancestrais encontrados há cerca de 30 anos.

Bastante preservados, os fósseis permitiram a coleta do mais velho DNA humano a partir de um dente e de um osso de perna encontrados na escavação.

Pesquisas iniciais em 2013 surpreenderam os cientistas ao indicar que o DNA mitocondrial era mais semelhante à linhagem dos denisovans, uma população antiga de humanos que habitaram a Ásia 50 mil anos antes dos neandertais. Contudo, o estudo genético feito com novas tecnologias aponta que os habitantes da Sima de los Huesos eram, de fato, parentes mais próximos da linhagem neandertal. 

Crânio Sima de los Huesos - Javier Trueba/Madrid Scientific Films/Handout via Reuters - Javier Trueba/Madrid Scientific Films/Handout via Reuters
Foto sem data mostra um crânio recuperado no sítio arqueológico de Sima de los Huevos
Imagem: Javier Trueba/Madrid Scientific Films/Handout via Reuters

A pilha de ossos é estudada há três décadas, mas o estudo publicado nesta terça é o maior avanço na investigação. "Nós esperamos por muitos anos que avanços nas técnicas de análise molecular ajudassem um dia em nossa investigação destes fósseis", disse Juan-Luiz Arsuaga, membro da Universidad Complutense de Madrid e que lidera escavações na Sima de los Huesos.

A revelação do DNA pode ajudar na investigação de como nossa espécie (Homo sapiens) e os neandertais se originaram de um mesmo ancestral. Recentemente, estudos mostraram que sexo entre humanos e neandertais ocorreu 40 mil anos antes do que se pensava. Além disso, outra pesquisa apontou que a depressão e o vício humanos podem ter origem em heranças genéticas dos neandertais, assim como a alergia.