Topo

Nasa procura parceiros para construir "casas espaciais" para astronautas

Bill Ingalls/NASA
Imagem: Bill Ingalls/NASA

Do UOL, em São Paulo

20/04/2016 14h56

A Nasa (agência espacial norte-americana) reúne ideias e procura locais que os astronautas possam chamar de "lar" enquanto estiverem nas missões que compõem a viagem a Marte.

Durante as viagens, os astronautas da Nasa costumam ficar na nave espacial Orion, desenvolvida para exploração humana do Espaço profundo. Outras duas espaçonaves comerciais tripuláveis estão sendo desenvolvidas por empresas norte-americanas.

Agora a agência busca projetos e tecnologias nas áreas de habitação, de propulsão avançada e pequenos satélites. A ideia é fabricar habitações que possam ter longa duração no Espaço e sirvam de casas para os astronautas, evitando que eles fiquem expostos à radiação ou sofram com alterações provocadas por longos períodos em condições sem gravidade.

Em abril foi anunciada a parceria da Nasa com uma empresa privada para elaboração de uma espécie de cápsula que ficará presa à Estação Espacial Internacional durante fase de testes para adicionar espaço para cultivo de plantas.

O objetivo é avaliar a tecnologia como habitat expansível e usar o conhecimento para criar versões diferentes que possam abrigar astronautas.

Até 15 de junho, empresas norte-americanas, universidades e organizações sem fins lucrativos podem enviar propostas por e-mail para a Nasa. Os candidatos poderão fazer perguntas durante um fórum que será realizado no próximo dia 25 de abril.

"A Nasa está abraçando as parcerias público-privadas para expandir a capacidade e as oportunidades no Espaço", disse Jason Crusan, diretor da Divisão de Exploração Sistemas Avançados da NASA (AES), que lidera o projeto.