Topo

Chuva de meteoros do cometa Halley será visível na madrugada desta sexta

Marcelo Zurita/ Reprodução
Imagem: Marcelo Zurita/ Reprodução

Do UOL, em São Paulo

05/05/2016 20h47

Uma chuva de meteoros poderá ser vista a olho nu no Brasil na madrugada desta sexta-feira (6). As famosas "estrelas cadentes" irão aparecer no céu por volta da 1h (horário de Brasília). Estes corpos celestes são formados pela poeira do cometa Halley, que passou perto da Terra pela última vez em 1986.

"Os meteoros geralmente são pedras muito pequenas, do tamanho de um grão de arroz. Eles entram na atmosfera da Terra com uma velocidade muito alta e, devido ao atrito com o ar, se tornam incandescentes", explica Renato Las Casas, coordenador do grupo de astronomia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Todos os dias, toneladas de material cósmico bombardeiam a Terra. Quando grande quantidade de pedras cai num curto intervalo de tempo, dá-se o nome de chuva de meteoros. "Os meteoros são sujeiras deixadas por um cometa ao longo do seu caminho."

O fenômeno deste ano, denominado Eta Aquaridas, teve início na última quarta-feira (4) e irá acontecer até o dia 28 de maio. Contudo, a maior intensidade da chuva será na madrugada desta sexta, quando observadores de todo o país poderão ver os meteoros.

"Será possível ver a olho nu, sem o auxílio de aparelhos. Mas, claro, irá depender também da meteorologia de cada local", comenta Las Casas. Ele recomenda ir ao local mais escuro possível a céu aberto. "Uma coisa legal é fotografar o céu durante esse fenômeno. Deixe uma câmera ligada filmando o local e torça para que caia algum meteoro por ali", diz.

O cometa Halley é visto da Terra a cada 75 anos, a última vez foi em 1986. O Halley não deve ser visto até 2061, mas a chuva de meteoros causada por seus detritos pode ser vista todos os anos.