Novo dinossauro carnívoro de seis metros é descoberto na Argentina

Na foto, dois dinossauros carnívoros recém-descobertos na Argentina perseguem um herbívoro - Jorge Gonzalez and Pablo Lara/Handout via REUTERS
Na foto, dois dinossauros carnívoros recém-descobertos na Argentina perseguem um herbívoro Imagem: Jorge Gonzalez and Pablo Lara/Handout via REUTERS

Da Sputinik Brasil

14/07/2016 09h52

A descoberta de um dinossauro carnívoro com seis metros de altura, duas enormes patas traseiras e duas patas dianteiras do tamanho de uma criança foi feita pelo paleontólogo argentino Sebastián Apesteguia.

O esqueleto de um Gualicho, nome dado pela equipe de paleontólogos, foi encontrado quase intacto. No entanto, o achado está ligado a uma história misteriosa: embora o Gualicho tenha sido descoberto há nove anos, só há três anos foi possível estudá-lo - os ossos desapareceram logo após o novo governo regional ter impedido a continuidade do projeto de escavação. À época, em 2007, o esqueleto foi protegido com gesso.

Soube-se depois que funcionários do Museu Patagônico de Ciências Naturais de General Roca extraíram o esqueleto, fato que a equipe de Apesteguía só veio a saber em 2011.

Em 2012, o paleontologista conseguiu fazer fotografias e apenas no outro ano a equipe pode estudar a fundo os achados, que, creem, lançarão uma nova luz sobre o que era a vida no planeta há 90 milhões de anos.

O Gualicho, que viveu no Cretáceo Superior (entre 100,5 milhões e 66 milhões de anos atrás), pertencia a uma espécie desconhecida até agora na América do Sul, sendo muito parecido com uma espécie encontrada na África, continentes que estavam unidos nessa altura.