Topo

'Aquanautas' passam 16 dias embaixo d'água para simular missão em Marte

Em meio a peixes, astronauta da Nasa faz missão que simula uma futura ida para Marte - Nasa
Em meio a peixes, astronauta da Nasa faz missão que simula uma futura ida para Marte Imagem: Nasa

Do UOL, em São Paulo

09/08/2016 11h30

A jornada humana até Marte começa embaixo d'água. Não entendeu? Pois é: antes de ir rumo ao planeta vizinho, astrounautas, ou melhor: 'aquanautas', fazem simulações no fundo do oceano Atlântico. Na última semana, a Nasa (Agência Especial Norte-Americana) encerrou o 21º Neemo (em tradução livre da sigla, Operações de Missão da Nasa em Ambientes Extremos), realizado no habitat marinho.

No total, os "aquanautas" ficaram nada menos que 16 dias submersos. A simulação ocorreu em uma base aquática a 20 metro da superfície na costa da Flórida, com seis "aquanautas". O local, chamado de Aquarius, é a única estação de pesquisa submersa do mundo.

Na missão, os "aquanautas" testam equipamentos que serão utilizados em Marte. Embaixo d'água, eles até executam as famosas caminhadas fora da base que são bastante semelhantes às realizadas por astronautas no espaço. Isto com base em todas as informações que já sabemos sobre o misterioso planeta até agora. 

'Aquanautas' realizam testes e simulações do que fariam em Marte - Nasa - Nasa
'Aquanautas' realizam testes e simulações do que fariam em Marte
Imagem: Nasa
No fundo do mar, os "aquanautas" conseguem ajustar suas condições de flutuação para simular a gravidade em Marte. Com isso, podem avaliar ferramentas e técnicas de missões para o planeta. 

Se você acha que ficar embaixo d'água por 16 dias já é complicado, a volta para a terra firme também não é fácil: a descompressão dos membros leva mais de 16 horas. Quando finalmente a missão terminou, a equipe escreveu no Twitter: "Até logo e obrigado pelos peixes!". Realmente: peixes não faltaram. 

A 21ª missão do treinamento da Nasa contou com seis 'aquanautas' - Nasa - Nasa
A 21ª missão do treinamento da Nasa contou com seis 'aquanautas'
Imagem: Nasa