Por que Plutão tem um coração de gelo? Cientistas explicam

Coração de Plutão, no canto inferior direito, fez o ex-planeta ser mais amado - NASA
Coração de Plutão, no canto inferior direito, fez o ex-planeta ser mais amado Imagem: NASA

Do UOL, em São Paulo

19/09/2016 12h00

O amado "coração" de Plutão é formado por gelo e, até hoje, ninguém sabia o que explicava sua formação. Um estudo publicado na revista Nature nesta segunda (19) apontou como foi formada essa geleira na área do planeta-anão que tem o formato de um coração.

De acordo com os cientistas franceses Tanguy Bertrand e François Forget, a presença da geleira é resultado de uma combinação entre características da superfície local e de processos atmosféricos.

A gigante geleira é formada por nitrogênio congelado misturado a monóxido de carbono e metano, ela cobre uma área de quatro quilômetros de profundidade e mil quilômetros de largura na Planície Sputnik de Plutão.

Nasa publica 'melhores fotos em close-up' de Plutão

•

Para entender as origens desta geleira, os dois cientistas fizeram simulações numéricas da evolução dos componentes químicos dos depósitos de gelo do planeta-anão durante 50 mil anos terrestres. Eles descobriram que o terreno afetou a formação da geleira, intensificando o resfriamento do gelo.

Os ciclos climáticos também mostraram geadas sazonais que correspondem aos dados colhidos pela missão da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) New Horizons e por observações de um brilho polar vistas desde 1985.

Coração de Plutão - Reprodução - Reprodução
Coração de Plutão foi alvo de memes na época de sua descoberta
Imagem: Reprodução

A simulação dos cientistas ainda apontou que estas geadas sazonais devem desaparecer na próxima década. Os autores do estudo afirmam que futuras observações podem dar novas oportunidades para testar seus modelos.