Topo

Ainda dá tempo! Internauta do UOL vai escolher nome de asteroide

Asteroide descoberto por brasileira terá nome escolhido em votação do UOL - Divulgação
Asteroide descoberto por brasileira terá nome escolhido em votação do UOL Imagem: Divulgação

Salvador Nogueira

Especial para o UOL

27/09/2016 06h00

Em 6 de setembro de 2014, o observatório Sonear, em Oliveira (MG), fez a descoberta de um novo asteroide próximo à Terra. Agora, ele acaba de receber sua numeração oficial da União Astronômica Internacional - a Fifa da astronomia, por assim dizer - e seus descobridores precisam batizá-lo. Para isso, contam com a sua ajuda.

A enquete abaixo, promovida pelo UOL em parceria com o Sonear, dará ao público a chance de decidir qual será o nome oficial do asteroide. Você já votou? A enquete receberá votos até quinta-feira (29).

"Segundo as regras, os NEOs [sigla para Near-Earth Objects, ou Objetos Próximos à Terra] têm de levar nomes relacionados à mitologia", explica Cristóvão Jacques, um dos descobridores do asteroide que no momento só tem número - 472263. "E aí tivemos a ideia de fazer uma enquete popular para a escolha do nome."

  • 49675
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2016/09/21/como-deve-se-chamar-o-asteroide-descoberto-por-brasileiros.js

As opções oferecidas pelos pesquisadores, inspiradas apropriadamente pelo folclore brasileiro, são Saci, Curupira e Mula-sem-cabeça. "Este vai ser o primeiro NEO descoberto no Brasil a ser batizado", destaca Jacques.

A definição estrita de NEO é todo objeto cujo ponto de sua órbita que mais se aproxima do Sol está a uma distância menor do que 1,3 unidade astronômica, sendo 1 UA a própria distância média entre a Terra e o Sol, cerca de 150 milhões de km. Os pesquisadores usam a expressão "objeto" porque o grupo de astros engloba tanto asteroides como cometas.

O asteroide

No caso em questão, o objeto tem cerca de 1 km de diâmetro e completa uma volta ao redor do Sol em 387 dias --apenas 21 a mais que a própria Terra. Felizmente, a órbita dele não intersecta com a nossa e o bólido celeste nunca chega mais perto da Terra que 13,5 milhões de km, o que afasta qualquer perigo de colisão futura, pelo menos no futuro previsível.

O nome escolhido será anunciado no dia 30 de setembro na página do SONEAR no Facebook. A aprovação final, claro, será feita posteriormente por um comitê da União Astronômica Internacional.

Recentemente, outro asteroide recebeu o nome por meio de votação popular. Foi o Bennu, prestes a ser visitado pela sonda americana OSIRIS-REx. Em 2013, a Universidade do Arizona, a Planetary Society e o Projeto LINEAR (responsável pela descoberta) colheram mais de 8 mil sugestões de estudantes espalhados pelo mundo. Bennu, seguindo as regras de nomenclatura, é uma ave mitológica egípcia.