Casais de passarinhos dividem turnos e tarefas para cuidar de ninhos

Quanto mais utilizam a camuflagem, mais pássaros permanecem em seus ninhos - Martin Bulla
Quanto mais utilizam a camuflagem, mais pássaros permanecem em seus ninhos Imagem: Martin Bulla

Do UOL, em São Paulo

23/11/2016 16h00

Não são só humanos que dividem a responsabilidade sobre os filhos entre os pais: passarinhos também têm o mesmo comportamento. Estudo publicado nesta quarta-feira (23) na revista Nature aponta que os pássaros adaptam seu comportamento em turnos para proteger seus ninhos.

Segundo os cientistas, este comportamento, contudo, varia muito entre espécies de pássaros. Na maioria dos casos, os pássaros evitam o ciclo biológico de 24 horas, dividido entre o dia e a noite. Em vez disso, os padrões deste comportamento são governados por estratégias contra predadores.

Para entender esta ação dos pássaros, a equipe de cientistas liderada por Martin Bulla, do alemão Instituto Max Planck para Ornitologia, analisou dados de 729 ninhos de 32 espécies diferentes, que foram monitorados por um período de 20 anos.

A intenção era entender como os pássaros sincronizam suas tarefas diárias para dividir os turnos. A primeira percepção dos pesquisadores é que os padrões variaram bastante entre as espécies.

A duração do intervalo em que cada pai choca os ovos varia de uma a 19 horas, por exemplo. Há, contudo, algumas relações entre as espécies. Uma delas é que a forma em que os dois pais sincronizam seus ritmos está ligada a como os pássaros afastam predadores, segundo os cientistas.

Os pássaros que ativamente atacam predadores tenderam a ter intervalos de incubação mais curtos, enquanto aqueles que dependem de camuflagem realizaram a tarefa por mais tempo – provavelmente para evitar revelar a localização de seus ninhos a predadores.

A pesquisa ainda apontou que a variação na sincronia dos ritmos sociais ao ar livre identificada pelos cientistas neste estudo é muito maior do que a verificada em laboratórios.