Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Cara de sono: por que acordamos com o rosto inchado?

A "cara de sono" é resultado do acúmulo de líquidos extracelulares no rosto - iStock
A 'cara de sono' é resultado do acúmulo de líquidos extracelulares no rosto Imagem: iStock

De VivaBem, em São Paulo

12/12/2022 04h00

Ao acordar pela manhã, ou após um longo cochilo, vamos até o espelho e damos de cara com ele: o rosto inchado.

Essa "cara de sono" é causada pelos líquidos extracelulares, que circulam fora das células do nosso organismo. Como ficamos em pé ou na posição vertical durante boa parte do dia, o líquido desce para as partes mais baixas do corpo, por efeito da gravidade.

Mas, quando nos deitamos para dormir na posição horizontal, a distribuição desse líquido acontece de uma maneira mais uniforme por todo o corpo, inclusive no rosto, até nas pálpebras.

Assim como os líquidos intracelulares, os que percorrem a parte externa das células estão em constante movimentação por todo o corpo, e carregam nutrientes necessários para sua manutenção. Esses líquidos representam, em média, 20% do peso total do corpo de um indivíduo adulto.

Por que isso acontece? Durante a noite, a tarefa de remover o excesso de líquido do nosso corpo é reduzida. Por isso, acumulamos linfa, um soro composto por nutrientes, com mais facilidade nos pés, mãos, rosto e, principalmente, nas pálpebras. O resultado de tudo isso é o inchaço matinal.

ciencia - Getty Images - Getty Images
Lavar o rosto com água gelada ajuda a reduzir os inchaços ao acordar
Imagem: Getty Images

Disfarçando a 'cara de sono'

Certas posições, como dormir de bruços, também contribuem para o inchaço, uma vez que a pressão do rosto sobre o travesseiro acaba dificultando a circulação dos líquidos.

O mesmo acontece se você permanecer por um longo período dormindo apenas com um lado do rosto no travesseiro. O resultado, provavelmente, será metade da face inchada e a outra nem tanto.

Ingerir álcool em excesso ou alimentos muito salgados também podem contribuir para aumentar o inchaço. Quem sofre de problemas circulatórios ou renais, que dificultam a eliminação de líquidos pelo xixi, tendem a acordar mais inchadas também.

Dá para fazer algo? Tentar dormir de barriga para cima pode ajudar. Beber bastante água durante o dia e maneirar no consumo de álcool, também. Mas, se o inchaço é excessivo e muito frequente, o ideal é buscar ajuda médica para checar se é sintoma de algum problema de saúde.

Para disfarçar a "cara de sono", ajuda lavar o rosto com água gelada e massageá-lo com movimentos circulares. Faça movimentos de baixo para cima e de dentro para fora ao redor dos olhos para ativar a circulação. Compressas de chá de camomila ou chá verde gelados na região dos olhos também ajudam a reduzir o inchaço.

Fonte: Cláudio Wulkan, dermatologista da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e do Hospital Israelita Albert Einstein (SP).