Sabe por que enxergamos várias cores? Para achar comida mais facilmente

Reprodução/communitytable.parade
Imagem: Reprodução/communitytable.parade

Do UOL, em São Paulo

04/03/2017 04h00

Você já entrou em conflito sobre a cor de um vestido, mas ainda assim conseguiu ver os detalhes coloridos da roupa? Isso porque a maioria dos seres humanos e de outros primatas tem visão tricromática, ou seja, nossos olhos têm três tipos diferentes de células sensíveis à luz.

Os primatas são os únicos mamíferos que, em que certas espécies, têm esse tipo de visão. A maior parte dos mamíferos só têm dois tipos de receptores.

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores canadenses e divulgado durante a reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, os primatas têm esse tipo de visão para distinguir as frutas maduras em meio a uma floresta verde.

Os cientistas observaram macacos rhesus (também conhecidos como macaca mulata) porque as fêmeas desta espécie por uma condição genética podem apresentar dois ou três tipos de receptores na retina. Os pesquisadores seguiram 80 macacas, metade poderia distinguir todas as cores e outra parte não.

O estudo mostrou que os animais com visão tricromática encontraram mais facilmente maçãs, laranjas e outras frutas do que aqueles que conseguiam distinguir menos cores.

Para os cientistas, isso confirma a ideia de que a visão em cores evoluiu sob a influência do colorido dos alimentos.