Topo

Gravidade? Acidente? Astronauta diz que banheiro é seu maior medo no espaço

Astronauta da Nasa Jack Fischer teme idas ao banheiro no espaço - Reprodução/Twitter
Astronauta da Nasa Jack Fischer teme idas ao banheiro no espaço Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

22/04/2017 22h37

Esqueça o fato de você estar quase sem gravidade, o risco de acidentes na decolagem de um foguete ou viver realmente em pleno espaço. O maior temor da viagem espacial iniciada pelo astronauta norte-americano Jack Fischer na última quinta (20) é ir ao banheiro.

O medo foi revelado pelo astronauta de 43 anos em uma sessão de perguntas e respostas feita pela própria Nasa (agência espacial norte-americana) antes da viagem de Fischer. E o medo não parece ser pequeno.

“Tudo envolve sucção. É realmente difícil e eu estou um pouco aterrorizado”, afirmou o astronauta.

Não é só isso, claro. Tem mais um problema envolvendo o banheiro: esse é uma das poucas atividades que os astronautas não conseguem treinar na Terra antes de partir em sua viagem. Ou seja, é território completamente desconhecido.

“Diferentemente de muitas outras coisas, você não pode simplesmente treinar para isso em terra. Então eu me aproximo das minhas atividades no banheiro-espacial com respeito, preparação e uma dose saudável de puro terror”, adicionou o viajante, que, entre uma ida ao banheiro e outra, realizará testes como plantações no espaço e outro que envolve crescimento de ossos.

Você acha que Fischer pode estar exagerando? É porque provavelmente você não tem noção do que é um banheiro em pleno espaço.

De acordo com uma descrição da própria Nasa, “o banheiro funciona basicamente como um aspirador de pó com ventiladores que sugam o ar e os resíduos dentro do vaso sanitário. Ele ainda requer restrições na perna, em meio à gravidade quase zero. Não parece muito agradável, mesmo.