Telescópio Hubble comemora 27 anos de imagens fascinantes do Universo

Astronauta fotografa o telescópio Hubble na órbita do planeta Terra em 2009 - Nasa
Astronauta fotografa o telescópio Hubble na órbita do planeta Terra em 2009 Imagem: Nasa

Do UOL, em São Paulo

24/04/2017 12h54

Variações de cores e texturas em fundo preto. Se o telescópio Hubble fosse um pintor, assim poderia ser descrito seu estilo. Nesta segunda-feira (24), ele completa 27 anos de arte. O Hubble foi lançado pela Nasa (agência espacial dos EUA) em 24 de abril de 1990, a bordo do ônibus espacial Discovery.

Além de produzir belas imagens, que fascinaram o mundo e se tornaram icônicas - como a famosa "Pilares da Criação" - o Hubble permitiu que os astrônomos pudessem estudar estrelas e galáxias distantes e entender melhor as estruturas do Universo.

Seu nome é uma homenagem a Edwin Powell Hubble, astrônomo que constatou que o Universo se expandia. Suas lentes, cujas contribuições à ciência equiparam-se a da luneta de Galileu Galilei, devem continuar ativas até 2030 - quando a Nasa deve agraciar o magnífico artista das galáxias com a aposentadoria.

Hubble - Pilares criação - Nasa/ESA/Hubble - Nasa/ESA/Hubble
Imagem: Nasa/ESA/Hubble

ICÔNICO - Em 1995, o telescópio espacial Hubble registrou imagens dos chamados "Pilares da Criação", na Nebulosa da Águia, ou M16. As três colunas gigantes de gás apareciam em meio a um aglomerado de estrelas. Uma foto mais recente dos pilares mostra mais detalhes sobre a estrutura dos gases

Hubble - Pilar grandão - NASA/ESA/Hublle Heritage Team - NASA/ESA/Hublle Heritage Team
Imagem: NASA/ESA/Hublle Heritage Team

CABEÇA DE CAVALO - O Hubble não fascinou apenas os astrônomos. Imagens como a da nebulosa Cabeça de Cavalo, repleta de cores e curvas, encantaram pessoas em todo o mundo

Hubble - Olho vermelho - NASA/Hublle Heritage Team - NASA/Hublle Heritage Team
Imagem: NASA/Hublle Heritage Team

HALO - O telescópio passou por diversas manutenções ao longo dos anos. Com os ajustes, pode fornecer aos astrônomos imagens de qualidade impressionante. Por ficar acima da atmosfera terrestre, captura imagens nítidas de estrelas e galáxias, como a deste halo de luz em volta da estrela V838 Monocerotis

Hubble - Bolha - NASA/ESA/Hubble Heritage Team - NASA/ESA/Hubble Heritage Team
Imagem: NASA/ESA/Hubble Heritage Team

BOLHA - A Nebulosa da Bolha foi descoberta em 1787 pelo astrônomo William Herschel. Na época em que foi observada pela primeira vez, teria aparecido como uma mancha em preto e branco na lente do telescópio do astrônomo. Hoje, podemos apreciar toda sua beleza graças ao alcance do telescópio Hubble

Hubble - Psicodelico - Nasa, ESA, C.R. Robert O?Dell (Vanderbilt University), G.J. Ferland (Universidade de Kentucky), W.J. Henney e M. Peimbert/David Thompson (Universidade do Arizona) - Nasa, ESA, C.R. Robert O?Dell (Vanderbilt University), G.J. Ferland (Universidade de Kentucky), W.J. Henney e M. Peimbert/David Thompson (Universidade do Arizona)
Imagem: Nasa, ESA, C.R. Robert O?Dell (Vanderbilt University), G.J. Ferland (Universidade de Kentucky), W.J. Henney e M. Peimbert/David Thompson (Universidade do Arizona)

PSICODELIA - O Hubble também contou com o auxílio de outros telescópios para promover avanços na ciência. Nesta foto da Nebulosa do Anel, as observações da luz visível feita pelo Hubble foram adicionadas a dados infravermelhos do Grande Telescópio Binocular, localizado no solo do Arizona. Com as informações, os cientistas descobriram o real formato da nebulosa, que não é "oca", como se imaginava.

Hubble - Espaço fundo - Nasa - Nasa