Qual o melhor remédio para queimadura de água-viva? Não, não é o xixi

Esqueça a urina: a melhor maneira de controlar uma queimadura por água-viva é usando vinagre. É o que descobriu um grupo de cientistas em estudo publicado no periódico científico Toxins.

Segundo os pesquisadores, usar urina, suco de limão, água do mar, gelo ou até mesmo espuma para barbear — alguns dos remédios populares mais conhecidos para controlar a ferida — não ajuda em nada e ainda pode piorar a situação.

A descoberta, no entanto, não é de todo uma novidade. Aplicar vinagre na lesão já era uma recomendação aqui no Brasil. Isso porque o vinagre age impedindo a liberação de mais veneno e reduzindo o processo inflamatório.

Passar urina, por sua vez, é quase um mito. Segundo especialistas, não existe explicação para seu uso nesse tipo de lesão.

Teste em laboratórios

Segundo os cientistas que conduziram o levantamento, foram testadas em laboratório diversas práticas usadas popularmente pelas praias em que há ocorrência do cnidário: raspar os tentáculos, jogar urina ou suco de limão e até mesmo passar creme de barbear.

Nenhuma delas conseguiu controlar a queimadura inibindo a liberação de mais veneno ou reduzindo o ardor. A urina, na verdade, acabou piorando a situação: ela estimulou a liberação de veneno e a sensação de ardor.

Apenas o vinagre foi capaz de controlar a situação, tendo um efeito protetor. Uma lavagem no local com o produto puro, sem diluição em água, por apenas 30 segundos se mostrou eficaz em estancar a liberação de mais veneno e em aliviar a sensação de ardor.

Colocar uma bolsa de água quente na sequência poderia ajudar ainda a diminuir o número de hemácias (células vermelhas do sangue) mortas pela ação do veneno. No entanto, é importante que essas bolsas quentes sejam colocadas apenas se não houver mais veneno no local, do contrário podem aumentar sua absorção.

Continua após a publicidade

Caravela-portuguesa

A pesquisa garantiu ainda, pela primeira vez, que o vinagre também é seguro contra queimaduras causadas pela caravela-portuguesa, da família das cnidaes (e bem parecida com a água-viva).

Inicialmente, acreditava-se que o produto não pudesse ser usado contra a lesão desse animal, porque pioraria a lesão. O estudo publicado na Toxins, entretanto, demonstrou que o vinagre é bastante eficaz - e basicamente mantém a mesma ação contra a água-viva.

Fonte: Ana Carolina Mansur, médica dermatologista

*Com matéria publicada em 23/05/2017

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes