Topo

"Parece um órgão": Criatura surge em praia nos EUA e intriga internautas

Reprodução/Reddit
Imagem: Reprodução/Reddit

Renan Prates

Colaboração para o UOL

04/07/2017 15h00

Um usuário da rede social Reddit publicou no último domingo uma foto de uma criatura não identificada em uma praia de Malibu, Califórnia (EUA), na esperança de que outros internautas conseguissem dizer o que era aquele bicho que estava o deixando intrigado.

"Alguém pode me dizer o que é isso? Sem dizer que parece um órgão?", postou o usuário.

Nos comentários, foi aventada a possibilidade de a criatura ser uma lebre-do-mar, espécie que costuma ser encontrada na costa dos Estados Unidos e noroeste do México. Mas teve gente que achou até que se tratava de um órgão humano abandonado na praia...

O UOL consultou o biólogo Vicente Gomes, do Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (USP), para saber alguma pista sobre a criatura. E ele disse que tudo leva a crer que é isso mesmo, uma lebre-do-mar - que também pode ser chamada de lesma-do-mar.

“Pelo que os próprios internautas comentam no artigo, eu também acho, e digo apenas acho, que pode ser um indivíduo morto de Aplysia californica, uma espécie de lesma-do-mar, um molusco sem concha. Essa espécie, que como o próprio nome indica, vive na Califórnia, pode atingir grandes tamanhos e chegar a pesar mais de 5 kg. A foto é ruim e para saber de verdade seriam necessárias informações adicionais. Mas o que o pessoal falou no próprio link tem todo sentido”, afirmou Gomes.

O usuário que postou a imagem no Reddit disse: “Ela pesava cerca de sete libras (cerca de 3,15 kg) e, se eu tivesse que adivinhar, cerca de 5cm de largura”.

Estes moluscos podem crescer até 75 centímetros de comprimento e viver por cerca de um ano.

Aqui está o que pode parecer uma lebre do mar quando está viva: