Topo

Você misturou errado o café a vida inteira; matemática ensina melhor jeito

We Are/Getty Images
Imagem: We Are/Getty Images

De Tilt, em São Paulo

27/05/2021 04h00

Se você faz movimentos circulares enquanto mistura uma colherzinha de açúcar na xícara de café, sabia que você está fazendo errado. Existe uma maneira mais eficiente de adoçar o cafezinho para deixá-lo com um gosto homogêneo.

Ao mexer a colher em círculos —como normalmente fazemos—, você está fazendo com que o açúcar se acumule nas beiradas da xícara, onde o líquido se movimenta mais devagar.

A maneira mais eficiente para adoçar o café, explica a matemática, é realizando um movimento desordenado com a colher: é preciso do 'caos' para que o açúcar se misture completamente ao café. Com este movimento, as partículas de açúcar se afastam rapidamente umas das outras, mesclando-se com o líquido.

"Essa é uma característica muito importante do caos: fazer o que está próximo se distanciar rapidamente", afirma o professor aposentado Hildebrando Rodrigues, do ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação) da USP São Carlos.

"O caos é usado em muitas aplicações práticas para fazer misturas de maneira a homogeneizar as substâncias."

Equação explica o que ocorre na sua xícara

Para entender esse processo de mistura do açúcar ao café em linguagem matemática, é preciso pensar no deslocamento das partículas ao longo do tempo.

Assim, indica Rodrigues, sua xícara de café é um sistema dinâmico que pode ser explicado por uma equação diferencial.

Trata-se de um fenômeno em que há uma variação, assim como os corpos celestes descrevendo suas órbitas no céu: eles também se movem ao longo do tempo.

"No embrião do estudo das equações diferenciais está a obra de Galileu Galilei ao pesquisar o movimento dos astros", conta Plácido Táboas, professor aposentado do ICMC. Ele lembra que no tempo de Galileu ainda não existia o termo "equações diferenciais" nem "cálculo diferencial".