Topo

Melhor chuva de estrelas cadentes do ano poderá ser vista nesta madrugada

Do UOL, em São Paulo

13/12/2017 04h00

O céu será invadido por estrelas cadentes na noite desta quarta (13) e madrugada de quinta (14). É quando acontece o pico da chuva de meteoros Geminídeos. 

É a última grande chuva de meteoro do ano. Seu momento de maior visibilidade ocorre por volta das 2h de quinta-feira, como destaca Gustavo Rojas, astrônomo e professor da Ufscar, em seu programa o Céu da Semana.

No horário, poderão ser vistos cerca de 120 meteoros por hora. Número bem maior do que o das chuvas de meteoros anteriores, que alcançaram o pico de 20 a 100 estrelas cadentes por hora. 

Esta é uma das únicas chuvas de meteoros que não surge de um cometa. Sua origem está no asteroide batizado '3200 Phaethon' (Fáeton, filho de Hélios, o deus Sol na mitologia grega) --um cometa que perdeu seus elementos voláteis. 

Quando era um cometa ativo, esse asteroide deixava uma trilha de detritos toda vez que se aproximava do Sol e, quando a Terra passa pelo caminho que ele percorreu, os rastros de seus destroços entram em combustão ao atravessar a atmosfera terrestre. Assim se formam as chuvas de meteoros, popularmente conhecidas como estrelas cadentes.

Quem estiver no Norte e no Nordeste do Brasil terá uma vista mais privilegiada do que aqueles que estiverem no Sudeste e no Sul. 

E não precisa se preocupar. Os meteoros Geminídeos são do tamanho de um grão de feijão, chegam a alcançar a velocidade de 120 mil km/h em nossa atmosfera, mas não representam nenhum risco ao planeta Terra. Trata-se apenas de um lindo espetáculo espacial. 

Como ver?

Não há nenhum mistério sobre como observar esse espetáculo espacial, muito bem visto a olho nu. 

É importante buscar um lugar escuro, preferencialmente longe da luminosidade das grandes cidades. Vale ainda torcer para que o tempo esteja aberto e, consequentemente, o céu limpo de nuvens. As condições da Lua também podem interferir na observação, isso porque a sua luminosidade pode ofuscar bastante os efeitos luminosos dos meteoros.

Chuva_meteoros - Marcelo Zurita/ Reprodução - Marcelo Zurita/ Reprodução
Fenômeno pode ser muito bem visto a olho nu
Imagem: Marcelo Zurita/ Reprodução

Não ter pressa é outra dica. Lembre-se de que são necessários ao menos 15 minutos para que os seus olhos se acostumem com a escuridão, sem contar que as estrelas cadentes são fenômenos aleatórios.