Topo

Ano começa com superlua; fenômeno ocorre mais uma vez em janeiro

Do UOL, em São Paulo

01/01/2018 19h44

A lua no céu do primeiro dia de 2018 é especial: é a primeira superlua do ano. Este é o nome dado ao fenômeno quando o satélite natural se aproxima da Terra e parece maior à observação.

O perigeu, momento em que a Lua estará mais próxima de nós, aconteceu às 19h56 (horário de Brasília), quando a distância será de 356,5 mil km da superfície do planeta (a distância normal é de 384 mil km).   

De acordo com a pesquisadora Josina Nascimento, da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional, a superlua da primeira noite do ano foi a segunda maior desde o ano 2000 e seu brilho só será superado no ano de 2027.

"A primeira foi a que ocorreu em 14 de novembro de 2016", explicou a astrônoma. 

A próxima superlua de 2018 acontecerá ainda este mês. O fenômeno se repetirá em 31 de janeiro de 2018, quando será acompanhado por um eclipse total do astro. 

Como fotografar?

O uso de binóculos ou câmeras mais potentes que viabilizam a visualização das crateras características da Lua. 

Fotógrafos recomendam um equipamento profissional para registrar a superlua, como uma luneta e uma câmera com ajustes manuais e boa lente com zoom ótico. Mas se a única câmera disponível é a do seu smartphone, é possível fazer fotos com boa qualidade. Vai depender, claro, do modelo --a tendência é que quanto mais recente e caro o celular, melhor seja a câmera.

A recomendação é utilizar todo o zoom da câmera, bem como a resolução máxima permitida, e o timer --para impedir que mesmo o movimento mínimo do seu dedo tocando a tela mexa o celular e borre a foto. Se possível, recorra um tripé ou a um apoio.

E para que você consiga visualizar os detalhes, opte por um ISO --medida de sensibilidade de luz-- mais baixo. 

(Com informações da Agência Estado)