Topo

Na Páscoa, 'Ilha do Ovo', em Bahamas, ganha foto do espaço

Imagem da Ilha do Ovo feita pelo satélite Sentinel-2B - Divulgação
Imagem da Ilha do Ovo feita pelo satélite Sentinel-2B Imagem: Divulgação

ANSA

01/04/2018 08h27Atualizada em 01/04/2018 08h27

Em mais uma celebração de Páscoa, a Egg Island ("Ilha do Ovo", em tradução livre), no arquipélago das Bahamas, foi fotografada por um satélite diretamente do espaço. A imagem foi tirada pelo satélite Sentinel-2B do programa "Copernicus Earth Observation", promovido pela Agência Espacial Européia (ESA) e pela Comissão Européia.

A pequena ilha ocupa uma área de apenas 800 metros e é desabitada. O pequeno trecho fica na extremidade noroeste da longa e fina cadeia de ilhas que formam o arquipélago de Eleuthera, a cerca de 70 km de Nassau. A ilha pode ter sido batizada como "Ilha do Ovo", pela origem dos ovos de aves marinhas que são encontrados na região.

A imagem, que o Sentinel-2B capturou, mostra o forte contraste entre as águas azul-turquesa rasas a sudoeste e as águas mais escuras do Atlântico a nordeste. Ondas de areia criadas por correntes se destacam nas águas rasas.

"Os recifes de coral encontrados em seus mares estão cheios de vida: são ricos em espécies, como tartarugas marinhas. Qualquer perturbação a este ecossistema delicado pode significar desastres naturais", observa a ESA.

Segundo a Agência Espacial, "na verdade, a Egg Island estava recentemente em risco de ser desenvolvida como um porto de navios de cruzeiro, o que significaria dragar o fundo do mar e destruir os recifes de corais. Felizmente, esse plano não pegou por causa do dano que causaria ao meio ambiente".