Topo

Experimento simples mostra como calcular a umidade do ar em casa

Do UOL, em São Paulo

23/08/2018 04h00

O inverno seco traz à tona uma expressão espinhosa: a umidade relativa do ar. O termo traduz a quantidade de água presente no ar que respiramos. O ar mais seco, ou seja, com menor umidade, é mais poluído e aumenta a possibilidade de infecções respiratórias. A cidade de São Paulo, por exemplo, chegou a registrar 18% de umidade no mês de julho, quando o ideal para o organismo fica entre 40% e 70%. Com o aumento da temperatura na capital paulista, também houve uma piora da qualidade do ar.

Neste vídeo do grupo Ciência em Show, o físico Wilson Namen explica que, em uma determinada quantidade de ar, “cabe” uma fração de vapor de água. Essas porções dependem diretamente do nível de temperatura e da pressão em que se encontram. Ou seja, a umidade relativa do ar pode variar com quantidades idênticas de ar e vapor de água.

Em um experimento simples que envolve apenas um termômetro, um copo de água e um algodão, o físico mostra no vídeo como é possível medir a umidade do ar em casa e as possíveis soluções caso o ar esteja muito seco.