Topo

Em menos de 2 meses, casos de sarampo aumentam 133% no Brasil

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, são 1.579 casos de sarampo confirmados em todo país, sendo 1.232 destes apenas no Estado do Amazonas - Adriana Toffetti/Estadão Conteúdo
Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, são 1.579 casos de sarampo confirmados em todo país, sendo 1.232 destes apenas no Estado do Amazonas Imagem: Adriana Toffetti/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

05/09/2018 16h58

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (5) seu mais recente balanço sobre os casos de sarampo no Brasil. Segundo a pasta, foram constatados 1.579 casos de sarampo no país, sendo 1.232 apenas no Estado do Amazonas. O ministério havia divulgado, em julho, um outro informativo que reportava 677 casos confirmados da doença. Em menos de dois meses, houve um aumento de 133% nos casos de sarampo.

Leia também:

Além dos 1.579 casos divulgados, o ministério ainda está investigando outros 7.513 suspeitos de sarampo só no Amazonas. Em Roraima, segundo Estado com maior número de pessoas com a doença, são 227 casos confirmados e 74 em investigação. Os outros Estados onde foram identificados casos de sarampo são São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Pernambuco e Pará.

A pasta ainda informou que os casos de sarampo estão relacionados à “importação” da doença, já que o vírus que está circulando no Brasil é o mesmo que atinge a Venezuela. “Os surtos estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que está circulando no país é o mesmo que circula na Venezuela, país que enfrenta um surto da doença desde 2017”, diz o comunicado do ministério.

Em 2018 foram confirmadas oito mortes por sarampo, sendo metade delas no Estado de Roraima e a outra metade no Amazonas.