Vídeo: cientistas reconstroem virtualmente o tórax de homem neandertal

Cientistas reconstroem virtualmente o tórax de homem neandertal

UOL Notícias

Do UOL, em São Paulo

30/10/2018 12h00

Uma reconstrução virtual e tridimensional do tórax de um adulto neandertal masculino foi divulgada pela publicação especializada Nature nesta terça-feira (30). A análise sugere que o tórax dos neandertais tinha um tamanho similar ao dos humanos modernos (Homo sapiens), mas com um formato diferente.

O tamanho e a forma do tórax neandertal têm sido objeto de debate científico desde que as primeiras costelas foram descobertas há mais de 150 anos. As interpretações variavam de uma morfologia idêntica a dos seres humanos modernos para outras que defendiam uma diferença significante.

Leia também:

Fotografia mostra o esqueleto de Kebara 2 no momento em que foi encontrado, com elementos anatômicos preservados - Science Photo Library - Science Photo Library
Imagem: Science Photo Library
Para acabar com as dúvidas, o cientista Asier Gómez-Olivencia e seus colegas reconstruíram por computador o tórax neandertal adulto mais completo encontrado até hoje: o de Kebara 2 (K2).

Após a reconstrução, os autores descobriam que os neandertais tinham um tórax esquelético de tamanho semelhante ao do Homo sapiens, mas um pouco mais largo em seu segmento inferior.

Os cientistas notaram que o K2 tinha um tórax inferior com diâmetro superior ao do Homo sapiens, o que significa que o homem de neandertal tinha um diafragma maior. Essa característica indica que nossos irmãos hominídeos tinham capacidade respiratória maior.

Para os autores, o sistema de respiração neandertal dependia mais da contração do diafragma do que o mecanismo respiratório do humano moderno.

Os estudiosos lembram, no entanto, que serão necessários estudos adicionais e a análise de mais fósseis para entender melhor a evolução dessa região anatômica no homem.