Topo

Astrônomos encontram possível irmã gêmea do Sol na Via Láctea

Nasa
Imagem: Nasa

Do UOL, em São Paulo

21/11/2018 16h20

Uma equipe de astrônomos localizou na Via Láctea uma estrela com características muito semelhantes às do Sol e que pode ter nascido junto com a nossa estrela. Essa possível irmã gêmea do Sol, batizada de HD 186302, está localizada a cerca de 184 anos-luz da Terra.

Diversas estrelas espalhadas pela nossa galáxia podem ser irmãs gêmeas do Sol. Isso porque milhares delas nasceram no mesmo aglomerado que deu origem à nossa estrela. O problema é que essas estrelas se espalharam pela Via Láctea, fazendo com que seja muito difícil encontrá-las.

A equipe liderada por Vardan Adibekyan, da Universidade do Porto, analisou a composição química e a idade de milhares de estrelas catalogadas pelo ESO (Observatório Europeu do Sul). De uma amostra de cerca de 17 mil estrelas, foram selecionadas 55 que pareciam mais semelhantes ao Sol.

A análise mais detalhada dessas 55 estrelas permitiu aos cientistas identificar de forma precisa seus elementos químicos. Quatro estrelas restaram como fortes candidatas a serem irmãs gêmeas do Sol. "HD 186302 foi caracterizada de forma mais precisa e é nossa melhor candidata", dizem os astrônomos no artigo.

A HD 186302 é uma anã amarela e possui tamanho um pouco superior ao do Sol. Sua superfície possui temperatura e luminosidade semelhantes à da nossa estrela. Também há semelhanças com relação à composição química e à idade, de cerca de 4,5 bilhões de anos.

A descoberta, de acordo com os pesquisadores, pode auxiliar os cientistas a entenderem a formação do Sistema Solar. "Como não há muita informação sobre o passado do Sol, estudar estas estrelas pode nos ajudar a entender onde o Sol se formou e em que condições", disse Vardan Adibekyan à revista Physi.org.

Estrelas irmãs do Sol podem também servir como pistas na busca pela vida fora da Terra. Os cientistas afirmam que no berçário de estrelas pode ter havido troca entre planetas de substâncias importantes para o surgimento da vida. 

"Se tivermos sorte, nossa candidata a irmã gêmea do Sol é orbitada por um planeta rochoso localizado na zona habitável e 'contaminado' pelas sementes da vida da Terra. Teríamos assim uma Terra 2.0 orbitando um sol 2.0.

O próximo passo da pesquisa é justamente buscar possíveis planetas que orbitem a estrela HD 186302.