Topo

Após novo teste, empresa de Bezos planeja enviar turistas ao espaço em 2019

AFP
Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

24/01/2019 10h55

A Blue Origin, empresa espacial do diretor da Amazon Jeff Bezos, que concorre com a Virgin Galactic para levar turistas ao espaço, fez nesta quarta-feira (22) o décimo voo de testes de seu foguete e atingindo uma altitude aproximada de 107 km, além da fronteira do espaço. O New Shepard partiu da plataforma de lançamento no Texas (EUA), levando experimentos científicos patrocinados pela Nasa.

"Um dia incrível!", comemorou Ariane Cornell, diretora comercial da Blue Origin, enquanto comentava a missão ao vivo. 

Ela avisou que o próximo desafio da companhia é testar o foguete com humanos em seu interior. "Estamos planejando para o fim do ano", disse. "Mas como já dissemos, não temos pressa".

A Blue Origin mostrou imagens da futura cápsula que acolherá passageiros, com seis grandes janelas, "as maiores da história do espaço", segundo Cornell.

O foguete é relativamente pequeno, com um primeiro estágio de 18 metros de altura, e conta com uma cápsula onde no futuro seis passageiros poderão viajar durante 11 minutos além da fronteira do espaço, fixada por uma convenção internacional a 100 km.

Mas, antes de implementar essas viagens turísticas, ele deve realizar vários voos de teste com humanos a bordo, o que ainda não aconteceu.

Futuramente, o New Shepard será lançado verticalmente, e a cápsula tripulada se descolará e prosseguirá em sua trajetória acima da fronteira espacial até retornar à Terra, em uma queda freada por um paraquedas.

No voo de teste mais recente, essa primeira peça voltou automaticamente à pista de decolagem sete minutos após sua saída, e a cápsula, que se separou desse componente a 75 km para entrar sozinha no espaço, regressou à Terra em uma queda freada por três paraquedas.

O primeiro estágio do foguete e a cápsula foram concebidos para serem reutilizados em vários voos.

Em paralelo, a Virgin Galactic, do milionário britânico Richard Branson, está desenvolvendo uma nave-foguete que é liberada no ar por um avião e conduzida por dois pilotos. Nenhuma das empresas está preparada ainda para levar passageiros, pois seus veículos ainda não foram submetidos a todos os testes necessários, mas tudo indica que os primeiros voos tripulados podem acontecer ainda este ano.

Se animou? Os bilhetes da Blue Origin não estão à venda, mas os da Virgin Galactic sim -- o assento custa US$ 250 mil. (Com AFP)